skip to Main Content

Startups do Paraná oferecem soluções para cidades e fazendas inteligentes

Elas reúnem estratégias assertivas e revolucionam a forma de gestão das áreas urbanas e rurais

O Paraná é um dos maiores em concentração de empresas que trabalham com inovação tecnológica: quase 9% de todas as startups brasileiras estão no estado. Um aperitivo desse ecossistema foi apresentado durante o Show Rural – um dos maiores eventos do agronegócio do mundo, realizado neste mês em Cascavel – no Pitch Celepar.

Organizado pelo Governo do Estado, o evento contou com a participação da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR) e surpreendeu a banca avaliadora.

Neste contexto de gestão pública, o time da Avaliando BRASIL, empresa que trabalha com soluções para aproximar cidadão e administração, afirma que participar do evento foi uma experiência de evolução. “Ficamos honrados de ter sido uma das selecionadas para a apresentação. Foi uma oportunidade de nos aproximar do Estado, realmente uma experiência incrível. A banca contribui com feedbacks de extrema relevância. Com certeza evoluiremos, porque esta é a meta. As conexões estão apenas iniciando, mas com certeza gerarão grandes oportunidades”, avaliou Patricia Saugo, fundadora e CEO da Avaliando BRASIL.

Nacional e associado Assespro, o time da RP Trader, considerada a maior empresa do Brasil de Terceirização de Prospecção B2b, também falou sobre novas possibilidades. “O Brasil é uma potência no agro e o Show Rural só demonstrou que quem está ali inova ao fazer negócios. Foi uma grande oportunidade mostrar que podemos ser um parceiro estratégico para ajudar as empresas a vender mais, a ter mais oportunidade de negócios”, disse o cofundador da marca, Rafael Mendes.

Charles Roberto Stempniak, da Automa Vision Tecnologias, apresentou a primeira plataforma de gestão por “gêmeos digitais” do mundo durante o evento. O associado da Assespro, desde 1999, surpreendeu. “A plataforma é como um software web para a coleta de dados. Você entra e tem uma gama com dezenas de serviços. Oferecemos serviços para as prefeituras, por exemplo, para as secretarias de Finanças, Segurança, Saúde, Planejamento. Pelo menos 12 Pastas que podem ser beneficiadas. Com o Show Rural, apresentamos a primeira versão com 40 serviços voltados ao agronegócio, para termos também fazendas inteligentes”, explicou. Assim como as cidades inteligentes, as fazendas inteligentes são aquelas que inserem no cotidiano a tecnologia, ferramenta que ajuda na tomada de decisões, em automações e na assertividade.

Aplicação

“As startups ajudam na transformação digital, porém, muitas vezes elas não têm um espaço para mostrar e reverberar seus produtos, e nós, como órgão do governo, conseguimos oferecer isso, dando visibilidade e voz a estas empresas”, enalteceu o presidente da Celepar, Leandro Moura. Ele lembrou, ainda, que esta iniciativa também foi realizada ano passado e frisou que “o Pitch Celepar, além de realizar a aproximação entre o ecossistema de inovação paranaense com o Governo do Estado, em meio à avaliação das ideias, também indica os melhores caminhos para que elas evoluam, com o intuito de trazer mais serviços ao nosso cidadão”.

A parceria com a Assespro garante para as startups a aplicação de suas ideias. Após o evento, a Celepar já iniciou os primeiros contatos com as marcas do evento. A ideia é, especialmente, tornar o serviço público do Paraná mais transparente e funcional. “Nosso objetivo como entidade é o de fomentar a mentalidade empreendedora e inovadora dos empresários do setor e proporcionar visibilidade às empresas do Paraná e seus produtos, em níveis globais, bem como incrementar a competitividade e ampliar as políticas públicas para todo o ecossistema de inovação. O Pitch Celepar foi uma dessas vitrines, a primeira do ano e uma das mais expressivas em termos de resultados”, destacou o presidente da Assespro-PR, Lucas Ribeiro.

Serviço

Para saber mais sobre a Assespro-PR: https://www.assespropr.org.br/

Fonte: comvcportal

Veja também:

Back To Top