skip to Main Content

Insights Report 2022

Panorama do Setor de TIC

Insights Report 2022: Panorama do Setor de
Tecnologia da Informação e Comunicação

A ASSESPRO-PARANÁ desde janeiro de 2018 publica mensalmente o Insights Report – Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, com informações relevantes para empresários do setor, em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A série de boletins de 2022 tem como foco a geração de conhecimento eficaz, para que nossos associados possam contratar e manter os melhores talentos em suas empresas!

Lucas Ribeiro
Presidente da Assespro Paraná

Dezembro:
EMPREGO NO RAMO DE SERVIÇOS EM TI

Este boletim apresenta a evolução do número de empregos formais, ou vínculos ativos, no Brasil e no Paraná, no período de 2011 a 2021, no Ramo de Serviços em TI. São também apresentados o número de estabelecimentos ativos, com ou sem empregados, bem como a quantidade de emprego gerado por tamanho do estabelecimento.

Novembro: COMÉRCIO DE PRODUTOS DE
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
E COMUNICAÇÃO

Este boletim apresenta a evolução do comércio, varejista e atacadista, de produtos (máquinas, equipamentos, dispositivos) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a evolução do comércio eletrônico (via internet) no Brasil.

Outubro:
RECEITA DE SERVIÇOS EM TI

Este Boletim trata da receita do Ramo de Serviços de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, no período 2012-20. Os dados baseiam-se nos resultados da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Setembro: COMÉRCIO
INTERNACIONALDE
SERVIÇOS EM TI

Este boletim apresenta a evolução do comércio internacional de Serviços em Tecnologia da Informação (TI) ou Serviços de Informática, no período 2016-2021, com destaque para os cinco primeiros países exportadores.

Agosto: ROTATIVIDADE E CRIAÇÃO
DE EMPREGOS NO RAMO
DE SERVIÇOS EM TI

Este boletim apresenta a movimentação no mercado de trabalho no Ramo de Serviços em TI, a partir das taxas de rotatividade, criação, destruição e criação líquida de empregos. Essas taxas são comparadas com o total da economia e em subsetores selecionados, para o Brasil e o Paraná. As taxas são também comparadas entre as Unidades da Federação (UFs) e entre os municípios paranaenses com mais empregados. Foram também realizadas comparações no que tange às diferentes faixas etárias e aos grupos raciais e de gênero.

Julho: EVOLUÇÃO DOS PEDIDOS DE
REGISTRO DE SOFTWARE NO INPI

Este boletim apresenta indicadores de depósitos de registros de software (programas de computador) no Brasil, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no período de 2000 a 2020. Apresenta também indicadores de perfil dos registros concedidos pelo INPI, no período 2018-20, em termos das principais linguagens, dos campos de aplicação e dos tipos de software adotados.

Junho: EMPRESAS ABERTAS E ENCERRADAS
NO RAMO DE SERVIÇOS EM TI

Este boletim apresenta a evolução das empresas abertas e encerradas no Ramo de Serviços em TI, no Brasil e no Paraná, no período de 2012 a maio de 2022. Utilizou-se a base de dados da Receita Federal que atualiza mensalmente a lista das empresas em operação, inativas ou canceladas, de acordo com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Maio 2022: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE SERVIÇOS EM TI

Este boletim apresenta a evolução do comércio internacional de Serviços em Tecnologia da Informação (TI) ou Serviços de Informática, no período 2010-2020, com destaque para os cinco primeiros países exportadores. Identifica-se também a participação dos dez principais países importadores e exportadores desses serviços, no ano de 2020, bem como a participação dos países da América do Sul. As notas metodológicas, apresentadas ao final deste boletim, detalham os códigos de comércio de serviços e as fontes de obtenção dos dados pela OMC.

Abril 2022: COMÉRCIO INTERNACIONAL DE SERVIÇOS EM TI

Este boletim apresenta a evolução do comércio internacional de Serviços em Tecnologia da Informação (TI) ou Serviços de Informática, no período 2010-2020, com destaque para os cinco primeiros países exportadores. Identifica-se também a participação dos dez principais países importadores e exportadores desses serviços, no ano de 2020, bem como a participação dos países da América do Sul. As notas metodológicas, apresentadas ao final deste boletim, detalham os códigos de comércio de serviços e as fontes de obtenção dos dados pela OMC.

Março 2022: OFERTA DE RECURSOS HUMANOS EM TI (ENSINO SUPERIOR)

Este boletim apresenta a oferta de recursos humanos em Tecnologia da Informação (TI), a partir do levantamento dos cursos de ensino superior, associados à Área de TI, no ano de 2020. Os dados foram obtidos na base do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que realiza anualmente um censo da educação superior.

Fevereiro 2022: EMPREGO IN-HOUSE EM SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Este boletim apresenta a evoluc?a?o do nu?mero de empregos formais, ou vi?nculos ativos, no Brasil e no Parana?, no peri?odo de 2010 a 2020, de profissionais da área de Serviços em TI que atuam em empresas não especializadas no Ramo de Serviços em TI. São empresas de outros ramos de atividade que internalizam os serviços de TI, designados como TI In-house. Os indicadores aqui apresentados foram gerados com base nos dados disponibilizados na Relac?a?o Anual de Informac?o? es Sociais (RAIS) do Ministe?rio da Economia. A metodologia de coleta e tratamento dos dados esta? disponi?vel nas Notas Metodolo?gicas, ao final deste documento.

Janeiro 2022: SALÁRIOS NO RAMO DE SERVIÇOS EM TI

Este boletim apresenta a evolução dos salários no Ramo de Serviços em TI, no Brasil e
no Paraná, no período de 2010 a 2020,vis-à-visa evolução do salário médio no total da economia.

Back To Top