skip to Main Content

Insights Report 2021

Panorama do Setor de TIC

Insights Report 2021: Panorama do Setor de
Tecnologia da Informação e Comunicação

A ASSESPRO-PARANÁ desde janeiro de 2018 publica mensalmente o Insights Report – Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, com informações relevantes para empresários do setor, em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A série de boletins de 2021 tem como foco a geração de conhecimento eficaz, para que nossos associados possam contratar e manter os melhores talentos em suas empresas!

Lucas Ribeiro
Presidente da Assespro Paraná

Dezembro 2021: EMPREGO NO RAMO DE SERVIÇOS EM TI

Este boletim apresenta a evolução do número de empregos formais, ou vínculos ativos, no Brasil e no Paraná, no período de 2010 a 2020, no Ramo de Serviços em TI. Esses indicadores, foram criados com base nos dados disponibilizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia. A metodologia de coleta e tratamento dos dados está disponível nas Notas Metodológicas, ao final deste documento.

Novembro 2021: MARCAS DE SERVIÇOS EM TI

Este boletim apresenta a atualização, para o ano de 2020, dos indicadores de pedidos de registro de marcas de serviços em Tecnologia da Informação (TI), junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Ao depositar um pedido de registro de marca no INPI, o depositante deve indicar os ramos de atividade, com os respectivos segmentos, nos quais a marca deverá ser reconhecida. Desta forma, o processo
de registro visa à obtenção da exclusividade da marca, de maneira a não conflitar com outras marcas já registradas, nas atividades econômicas especificadas. Por esta razão, os indicadores de pedidos de registro de marcas tornam-se uma proxy, tanto da atividade econômica, quanto das estratégias comerciais adotadas pelas empresas. As notas metodológicas detalham os critérios de recuperação e tratamento dos dados, coletados na Revista de Propriedade Intelectual, publicada no sítio eletrônico do INPI.

Outubro 2021: COMÉRCIO DE PRODUTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Este boletim apresenta a evolução do comércio, varejista e atacadista, de produtos (máquinas, equipamentos, dispositivos) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a evolução do comércio eletrônico (via internet) no Brasil. Tais atividades estão diretamente ligadas à demanda de serviços de TI, o que gera uma proxy da evolução do potencial de mercado para esses serviços.

Setembro 2021: RECEITA DE SERVIÇOS EM TI

Este Boletim trata da receita do Ramo de Serviços de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, noperíodo 2012-19. Os dados baseiam-se nos resultados da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) do InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PAS é publicada com dois anos de defasagem, sendo a últimareferente ao ano de 2019.

Agosto 2021: REGISTROS DE SOFTWARE

Este boletim apresenta indicadores de depósitos de registros desoftware(programas de compu-tador) no Brasil, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no período de 2009 a 2019.Apresenta também indicadores de perfil dos registros concedidos pelo INPI em 2019, em termos das principais linguagens, dos campos de aplicação e dos tipos desoftwareadotados

Julho 2021: EMPRESAS ABERTAS E ENCERRADAS NO RAMO DE SERVIÇOS EM TI

Este boletim apresenta a evolução das empresas abertas e encerradas no Ramo de Serviços emTI, no Brasil e no Paraná, entre os anos de 2010 e de 2020, “vis-à-vis” a evolução das empresas do totalda economia. Foi também incluída a movimentação dessas empresas nos primeiros seis meses de 2021.Utilizou-se a base de dados da Receita Federal que atualiza mensalmente a lista das empresas em opera-ção, inativas ou canceladas, de acordo com o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Março 2021: O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE SERVIÇOS EM TI DO BRASIL

Este boletim trata os dados de comércio internacional de Serviços em Tecnologia da Informação (TI) do Brasil, disponibilizados pelo Ministério da Economia, Indústria Comércio Exterior e Serviços. A série histórica que permite a desagregação dos valores de exportação e de importação, no âmbito das Unidades da Federação (UFs) e por código de comércio de serviços em TI, compreende os anos de 2014 a 2019.

Fevereiro 2021: IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES MUNDIAIS DE SERVIÇOS EM TI

Janeiro 2021: COMÉRCIO DE PRODUTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Este Boletim trata da receita do Ramo de Serviços de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, no período 2012-2021. Os dados baseiam-se nos resultados da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa publicação gera dados desagregados da receita bruta e da receita operacional líquida (ROL), das principais atividades e segmentos do Setor de Serviços. Dentre essas, a atividade de Serviços de Informação e comunicação, encontra-se desagregada, em Telecomunicações, em Tecnologia da Informação (TI), em Serviços audiovisuais, em Edição e edição integrada à impressão, em Agências de notícias, e em Outros serviços de informação.

Back To Top