skip to Main Content

Insights Report 2019

Panorama do Setor de
Tecnologia da Informação e Comunicação

Insights Report 2019: Panorama do Setor de
Tecnologia da Informação e Comunicação

A interação entre empresas, academia, entidades de governo e sociedade civil organizada nos processos estratégicos é imprescindível para todas as partes envolvidas. Com intuito de ampliar o entendimento das problemáticas setoriais de TIC, damos continuidade em 2019 ao desenvolvimento de uma série de boletins de análise conjuntural orientados à produção de informação qualificada para o setor de TIC do Estado do Paraná, o qual foi iniciado em 2018.

Esta análise conjuntural consta de uma série de 12 boletins mensais, sobre o ramo de serviços de TIC, a serem publicados ao longo desse ano. Os temas de análise envolvem principalmente: o comércio internacional; as receitas em âmbito nacional; o mercado de trabalho no Brasil e no Paraná; a adoção de dispositivos de propriedade intelectual (marcas, registros de software e patentes com software embarcado).

A elaboração e a publicação desses boletins é resultado de uma parceria entre a Assespro-Paraná e o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Dezembro.2019: Registros de Software

Este boletim apresenta indicadores de depósitos de registros de software no Brasil, registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no período de 2014 a 2018. Utilizou-se duas bases da dados para a construção dos resultados deste boletim. A primeira, refere-se às Estatísticas Preliminares das informações do Sistema de Protocolo Automatizado Geral – PAG do INPI. E a segunda, publica os pedidos de registro de software, na Seção VII (Programa de Computador) da Revista de Propriedade Intelectual.

Novembro.2019: Oferta de Recursos Humanos em TI

Este boletim apresenta a oferta de recursos humanos em Tecnologia da Informação (TI), a partir do levantamento dos cursos de ensino superior, associados à Área de Computação, e dos seus respectivos formandos, no ano de 2018. Os dados foram obtidos na base do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que realiza anualmente um censo da educação superior.

Outubro.2019: Receitas de Serviços de TI

Este Boletim trata da receita do Ramo de Serviços de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, no período 2012-2018. Os dados baseiam-se nos resultados de duas publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Setembro.2019: Comércio de Produtos de TIC

Este boletim apresenta a evolução, no Brasil, do comércio varejista e atacadista, de produtos (máquinas, equipamentos, dispositivos) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a evolução do comércio pela Internet. Tais atividades estão diretamente ligadas à demanda de serviços de TI, o que gera uma proxy da evolução do potencial de mercado desses serviços.

Agosto.2019: Emprego e Gênero em Serviços de TI

Este boletim trata da distribuição do emprego, por gênero, nas categorias profissionais relativas a Serviços de Tecnologia da Informação (TI), as quais atuam em todas as atividades da economia, no Brasil e no Paraná. Essa distribuição é comparada com o pessoal ocupado em todas as categorias profissionais (Total da Economia), bem como em categorias profissionais selecionadas (Direito; Economia, Administração e Contábeis; Medicina; Engenharias). A comparação do emprego, por gênero, é desagregada nas oito categorias (famílias) da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), relacionadas à prestação de serviços em TI. São também comparados os salários médios, por gênero, e por categoria ocupacional.

Julho.2019: Emprego por Faixa Etária no Ramo de Serviços de TI

Este boletim trata da distribuição do emprego no Ramo de Serviços de TI, em 2017, por faixa etária e por tamanho de empresa, no Brasil e no Paraná. Identificou-se também a participação das admissões de primeiro emprego por faixa etária. Os dados foram obtidos na base da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia. Os vínculos formais registrados nessa base, foram selecionados considerando-se apenas o pessoal ocupado diretamente em atividades de TI, excluindo-se o pessoal empregado em atividades de apoio, como as administrativas ou comerciais, conforme o registro da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Junho.2019: Emprego na Área de TI

Este Boletim tem como objetivo a apresentação de indicadores de emprego na Área de Tecnologia da Informação (TI), ou seja, do pessoal empregado em atividades de TI internas às empresas, cujo ramo de atuação não tenha como foco a prestação de serviços de TI. As empresas cuja atividade principal envolve a prestação de serviços em TI constituem o Ramo de TI.

Maio.2019: Emprego e Salários no Ramo de Serviços de TI

Este boletim apresenta a evolução do número de empregos formais, ou vínculos ativos, e do número de estabelecimentos, no Brasil e no Paraná, no período de 2007 a 2017, bem como o salário médio, em 2017, no ramo de serviços de TI. Esses indicadores, foram criados com base nos dados disponibilizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério da Economia (BRASIL, 2019).

Abril.2019: Marcas de Serviços de TI

Este boletim apresenta indicadores de pedidos de registro de marcas de serviços de Tecnologia da Informação (TI), junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), no ano de 2018. Tais indicadores compreendem: o número e a proporção de pedidos de residentes (Brasil) e de não residentes, identificando os países de origem dos principais depositantes; a proporção de pedidos registro de marcas de residentes por Unidade da Federação; o tipo de organização do depositante do registro no Brasil e no Paraná; o ranking dos principais depositantes; e o ranking do número de pedidos de registro de marcas, por segmento de atividade de serviços de TI.

Março.2019: Patentes com Software Embarcado

Este boletim apresenta indicadores de depósitos e de concessões de patentes de invenção e de modelo de utilidade, com software embarcado, no Brasil, registrados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Esses resultados permitem indicar tendências tecnológicas, no uso de software em dispositivos físicos, bem como identificar oportunidades de mercado a serem exploradas no ramo de serviços de TI.

Fevereiro.2019: O Comércio Internacional de Serviços de TI do Brasil

Este boletim trata os dados de comércio internacional de serviços de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil, disponibilizados pelo Ministério da Economia, Indústria Comércio Exterior e Serviços. A série histórica que permite a desagregação dos valores de exportação e de importação, no âmbito das Unidades da Federação (UFs) e por código de comércio de serviços de TI, compreende os anos de 2014 a 2017.

Janeiro.2019: Importações e Exportações Mundiais de Serviços de TIC

Este boletim apresenta a evolução do comércio internacional de serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC), no período 2010-2017, com destaque para os cinco primeiros países importadores e exportadores. Identifica-se também a participação dos dez principais países importadores e exportadores desses serviços, no ano de 2017, bem como a participação dos países da América do Sul. Os dados são disponibilizados pela Organização Mundial do Comércio (OMC), cuja série histórica encontra-se mais completa na agregação das atividades de serviços de TIC.

Back To Top