skip to Main Content

Insights Report 2018

Panorama do Setor de
Tecnologia da Informação e Comunicação

Insights Report 2018: Panorama do Setor de
Tecnologia da Informação e Comunicação

A interação entre empresas, academia, entidades de governo e sociedade civil organizada nos processos estratégicos é imprescindível para todas as partes envolvidas. Com intuito de ampliar o entendimento das problemáticas setoriais de TIC, conduziremos em 2018 ao desenvolvimento de uma série de boletins de análise conjuntural orientados à produção de informação qualificada para o setor de TIC do Estado do Paraná.

Esta análise conjuntural consta de uma série de 12 boletins mensais, sobre o ramo de serviços de TIC, a serem publicados ao longo desse ano. Os temas de análise envolvem: o comércio internacional; as receitas em âmbito nacional; o mercado de trabalho no Brasil e no Paraná; o credenciamento de instituições públicas e privadas, beneficiárias da Lei de Informática, no Comitê de Área de Tecnologia de Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC); a adoção de dispositivos de propriedade intelectual (marcas, registros de software e patentes com software embarcado); e a relação entre empresas e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) no Paraná.

A elaboração e a publicação desses boletins é resultado de uma parceria entre a Assespro-Paraná e o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Dezembro.2018: Comércio de Produtos de Tecnologia da Informação e Comunicação

Este boletim apresenta a evolução do comércio, varejista e atacadista, de produtos (máquinas, equipamentos, dispositivos) de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e a evolução do comércio pela internet, no Brasil. Tais atividades estão diretamente ligadas à demanda de serviços de TI, o que gera uma proxy da evolução do potencial de mercado desses serviços. Os dados coletados permitiram gerar os seguintes indicadores: evolução e taxa de crescimento da receita total de comercialização de produtos e da quantidade de empresas, no atacado e no varejo; evolução e taxa de crescimento da receita obtida por meio da comercialização via internet; participação da comercialização via internet em relação às demais modalidades; principais segmentos do comércio que utilizam a internet como forma de comercialização; e evolução da quantidade de empresas que utilizam a internet como forma de comercialização.

Novembro.2018: Oferta de Recursos Humanos em TI

Este boletim apresenta a oferta de recursos humanos em Tecnologia da Informação (TI), a partir do levantamento dos cursos de ensino superior, associados à área, e dos seus respectivos formandos, no ano de 2017. Os dados foram obtidos na base do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que realiza anualmente um censo da educação superior. As informações aqui apresentadas dizem respeito a indicadores de: quantidade de cursos, e de suas respectivas turmas, ofertadas em diferentes períodos (diurno, noturno, presencial, à distância) e em diferentes localidades; quantidade de formandos, ou concluintes, por curso, por grau acadêmico, e distribuídos em âmbito estadual e em municípios paranaenses; e tipo de instituição de ensino (pública, privada ou especial).

Outubro.2018: Qualificação do Pessoal Ocupado no Ramo de TI

Este boletim apresenta indicadores de qualificação do pessoal ocupado no Ramo de Serviços de Tecnologia da Informação, no Brasil e no Paraná, em 2017. A qualificação baseia-se em categorias de ensino formal, ou grau de escolaridade, disponíveis na base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Dentre as onze categorias disponíveis, faz-se aqui uma análise da distribuição do pessoal ocupado em quatro categorias de maior relevância para a atividade de TI: doutorado, mestrado, ensino superior completo e ensino médio completo.

Setembro.2018: Receita de Serviços de TI

Este Boletim trata da receita do Ramo de Serviços de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil, no período 2010-2017. Os dados baseiam-se nos resultados de duas publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Essas publicações geram dados desagregados da receita bruta e da receita operacional líquida (ROL), das principais atividades e segmentos do Setor de Serviços.

Agosto.2018: Emprego na Área de TI

Este Boletim tem como objetivo a apresentação de indicadores de emprego na área de TI, nos principais subsetores de atividade que contratam profissionais dessa área. Foram identificados oito subsetores da economia que concentram 90% dos empregos na área de TI no Brasil. Os indicadores gerados permitem identificar: a participação relativa do emprego nos oito principais subsetores contratantes de pessoal da área de TI, no Brasil e no Paraná; a participação relativa do emprego nas Unidades da Federação (UFs); a evolução do emprego de profissionais da área de TI, no Brasil e no Paraná, e nos subsetores selecionados, no período 2006-2016; e a comparação da evolução do emprego total e do emprego na área de TI, nos subsetores selecionados, no Brasil e no Paraná, no período 2006-2016.

Julho.2018: Emprego e Salários no Ramo de Serviços de TI

Este boletim apresenta a evolução do número de empregos formais, ou vínculos ativos, e do salário médio no ramo de serviços de TI, no Brasil e no Paraná, no período de 2006 a 2016. Os dados, da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), são disponibilizados pelo Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET).

Junho.2018: Marcas de Serviços de TI

Este boletim apresenta indicadores de pedidos de registro de marcas de serviços de Tecnologia da Informação (TI), junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), no ano de 2017. Tais indicadores compreendem: o número e a proporção de pedidos de residentes (Brasil) e de não residentes, identificando os países de origem dos principais depositantes; a proporção de pedidos registro de marcas de residentes por Unidade da Federação (UF); o tipo de organização do depositante do registro (empresa, pessoa física, Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT) no Brasil e no Paraná; o tipo de razão social das empresas (Limitada – Ltda./Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli ou Sociedade Anônima – S.A.); o Ranking dos principais depositantes (residentes e não residentes); e o Ranking do número de pedidos de registro de marcas, por segmento de atividade de serviços de TI.

Maio.2018: Registros de Software

Este boletim apresenta indicadores de depósitos de registros de software no Brasil, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), entre 2013 a 2017. Os dados disponibilizados pelo INPI permitiram gerar os seguintes indicadores: evolução anual dos depósitos totais, por natureza jurídica e por residentes e não residentes; participação relativa dos pedidos de registro, por tipo de pessoa jurídica; participação relativa dos pedidos de residentes, por unidade da federação (UF) e por município paranaense; participação relativa dos 50 maiores depositantes, por natureza jurídica; identificação dos depositantes, residentes no Paraná, listados entre os 50 maiores depositantes de registro de software; participação relativa dos principais campos de aplicação, dos tipos de programa e das linguagens utilizadas nos pedidos de registro de software.

Abril.2018: Patentes e Modelos de Utilidade com Software Embarcado

Este boletim apresenta indicadores de depósitos e de concessões de patentes de invenção e de modelo de utilidade, com software embarcado, no Brasil, registrados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI. Os dados obtidos permitiram gerar os seguintes indicadores: quantidade de depósitos de patentes e de modelos de utilidade, quantidade e origem dos depósitos (de pessoa física ou jurídica, de residentes e de não residentes, por país e por Unidade da Federação) e quantidade das concessões de patentes e de modelos de utilidade.

Março.2018: Empresas Habilitadas e Instituições de Ciência e Tecnologia Credenciadas no Âmbito da Lei de Informática

Este boletim apresenta a distribuição espacial das empresas habilitadas ao proveito dos benefícios da Lei de Informática (8.248/91) e suas atualizações (Lei 10.176/01 e Lei 11.077/04). As empresas beneficiárias, são as fabricantes de hardware e dispositivos de automação que investem, em P&D, no mínimo 5% do seu faturamento bruto no mercado interno, decorrente de bens e serviços incentivados pela Lei, e que comprovem regularidade fiscal.

Fevereiro.2018: O Comércio Internacional de Serviços de TIC do Brasil

Este boletim trata os dados de comércio internacional de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil, disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). A série histórica que permite a desagregação dos valores de exportação e importação, ao nível das Unidades da Federação (UFs) e por código de comércio de serviços de TIC, compreende os anos de 2014 a 2016.

Janeiro.2018: Importações e Exportações Mundiais de Serviços de TIC

A Organização Mundial do Comércio (OMC) disponibiliza, desde 2005, uma série histórica de dados de comércio internacional de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Com base nesses dados, apresenta-se neste boletim a evolução das exportações e das importações mundiais de serviços de TIC, bem como a participação dos dez principais países líderes no comércio internacional para o último ano do período 2005-2016.

Back To Top