skip to Main Content

Smart City Expo Curitiba 2022 bate recorde e recebe 10,2 mil visitantes na feira e congresso

O Smart City Expo Curitiba 2022, que ocorreu nos dias 24 e 25 de março, no Expo Barigui, recebeu 10,2 mil visitantes presenciais de 30 nacionalidades, um crescimento de 46% em relação ao público de sete mil pessoas que estiveram na exposição e no congresso em 2019. Somando o público que acompanhou on-line o evento, a participação chegou às 15 mil pessoas previstas pelos organizadores.

Depois da interrupção dos eventos presenciais por dois anos, devido à pandemia, o Smart City Expo Curitiba retornou este ano para o Expo Barigui. O evento, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, teve apoio da Prefeitura, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.

Também impressionam outros números do Smart City Expo Curitiba 2022: 50 empresas, organizações e prefeituras de todo o Brasil expondo ou participando de painéis do congresso, representantes de 200 municípios brasileiros e 95 palestrantes de dez países.

“Os olhos do mundo estiveram voltados para a nossa capital nos dois dias do Smarty City Expo, que teve debates sobre inovação de cidade inteligente, em áreas como sustentabilidade, infraestrutura, mobilidade, transformação digital, governança e desenvolvimento de ecossistemas, e apresentou soluções para o futuro dos centros urbanos”, comemora o prefeito Rafael Greca, que transferiu seu gabinete para o evento durante os dois dias e participou de paineis e encontros com especialistas e lideranças nacionais e internacionais.

Consolidação

O fórum internacional na capital é organizado pelo hub curitibano iCities Smart Cities Solutions e tem a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.

De acordo com Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, os números do Smart City Expo Curitiba 2022 impressionam e consolidam a capital paranaense na programação global de eventos de cidades inteligentes. “Curitiba foi um grande exemplo nesses dois dias. O evento mobiliza muito as pessoas e faz com que as cidades desejem sediá-lo. Já recebemos muitas propostas de cidades brasileiras, mas seguiremos em Curitiba”, afirmou ele.

O Smart City Expo Curitiba abriu a programação dos mais importantes fóruns internacionais sobre cidades inteligentes deste ano. Depois da edição curitibana, já estão confirmados os Smart City Expo de Doha (Catar), Mérida (México), Miami (EUA), Xangai (China) e Barcelona (Espanha).

Smart Plaza

Além do congresso com palestrantes nacionais e internacionais, o Smart City teve área de exposição que reuniu empresas dos setores público e privado expondo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo. Destaque para o Smart Plaza Vale do Pinhão, uma espécie de “coração” do evento e que mostrou as inovações do ecossistema que estão sendo desenvolvidas em Curitiba.

“O Smart Plaza Vale do Pinhão foi o espaço mais visitado da feira e reuniu 30 startups da capital que estão criando tecnologias e soluções para a chamada ‘revolução cotidiana’, aquela que muda o dia a dia das pessoas e também ajuda a rever a dinâmica e o planejamento das cidades, tornando-as ainda mais inteligentes”, destaca  Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba .

No Smart Plaza Vale do Pinhão também foram apresentadas inovações da Prefeitura que já beneficiam a população da capital, como os aplicativos Saúde Já, 156 e Curitiba APP, o Farol do Saber e Inovação Móvel, o Nota Curitibana, o serviço de telemedicina do SUS Curitibano, a Fazenda Urbana, a Muralha Digital, o Wi-Fi Curitiba, o Alvará Digital, o Estar Digital, o Smart Parking, a Escola de Turismo, o Fab Lab e os Worktibas, os primeiros coworkings públicos do país.

Projetos de cidade inteligente que irão transformar ainda mais Curitiba, nos próximos anos, como o Bairro Novo do Caximba, o Novo Inter 2, o Programa Curitiba Destino de Turismo Inteligente (Curitiba DTI) e o Pinhão Hub, primeiro prédio inteligente público de Curitiba, também foram mostrados ou  lançados no Smart Plaza Vale do Pinhão, durante a edição 2022 do Smart City.

Fonte: Vale do Pinhão

Veja também:

Conteúdo Restrito

Agenda Legislativa, Boletim Político
Continue lendo

Conteúdo Restrito

Boletim Político, Foco no Planalto
Continue lendo
Back To Top