skip to Main Content

Smart City Expo Curitiba 2020 vai ocorrer nos dias 26 e 27 de Março

A 3ª edição do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, será realizada nos dias 26 e 27 de março de 2020. A expectativa da iCities, empresa curitibana responsável pela organização, é que o fórum internacional receba 10 mil participantes, um crescimento de mais de 40% em comparação às 7 mil pessoas que estiveram no evento deste ano.

A Prefeitura e o Vale do Pinhão, o movimento do município e ecossistema para levar a inovação para toda a cidade, apoiam o evento internacional.

“Curitiba voltará a ser a capital mundial da inovação, no mês dos 327 anos da capital, reunindo especialistas, governos, empresas e profissionais de todo o mundo, que debaterão e buscarão soluções para o desenvolvimento sustentável das cidades”, afirmou o prefeito Rafael Greca, em vídeo de boas-vindas, durante o lançamento do fórum, na quinta-feira (5/9), no Teatro do Paiol.

Greca reforçou também que a inovação é estratégia de governo da gestão e só vale quando é compartilhada com toda a população, dentro de um processo social.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel lembrou ainda que todo o município está comprometido em desenvolver ações que mantenham a capital na vanguarda entre as cidades mais inteligente do país.

“Um exemplo é o projeto do Bairro Novo da Caximba, prioridade da gestão Greca e que promoverá uma revolucionária recuperação ambiental e urbana em uma região carente da cidade”, completou ele.

Smart Plaza
Chancelado pela Fira Barcelona Internacional (consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona), o Smart City Expo Curitiba 2020 terá como tema “Smart Cities in Action” (Cidades Inteligentes em Ação).

“Queremos transformar o cidadão em protagonista para materializar as ações de smart cities”, afirmou Caio Castro, sócio-diretor do iCities. Ele adiantou que o fórum internacional, que terá áreas de congresso e exposição, será muito maior em 2020.

“Teremos experiências inovadoras no evento, um espaço gastronômico diferenciado. Será um evento maior, mais empolgante, com novas experiências e empresas”, antecipou ele.

Como nas edições anteriores, o Smart Plaza Vale do Pinhão será o coração do evento internacional. “Neste espaço, serão mostradas todas as soluções inovadoras desenvolvidas pelo ecossistema de inovação de Curitiba”, contou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento.

De acordo com ela, ações de fortalecimento do Vale do Pinhão, como o Smart City Expo, se espalham por toda a cidade e são fundamentais para que Curitiba seja melhor para sua população.

Durante o evento, também foram divulgadas informações sobre a comitiva oficial brasileira que irá ao Smart City Expo World Congress, entre os dias 18 e 22 novembro deste ano, em Barcelona (Espanha).

Além disso, Francisco Milagres, co-fundador do SingularityU Brasil Summit, fez uma palestra sobre os desafios e novos modelos de educação nas cidades do futuro.

Também participaram do lançamento do Smart City Expo 2020 a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o assessor de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; o vereador Herivelto Oliveira; a cônsul honorária da Espanha, Blanca Barco; a diretora de Marketing do Grupo GRPCOM, Milena Seabra; e os sócios-diretores da iCities, Roberto Marcelino e Eduardo Marques.

Fonte: Bem Paraná

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top