skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

Programa destinado a projetos de inovação está com inscrições abertas

Está aberto o prazo para submissão de projetos ao Programa Sinapse da Inovação Paraná. Trata-se de uma parceria entre a Fundação Araucária e a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), que pretende estimular a criatividade e o empreendedorismo. O programa é dividido em três fases e terá um investimento de até R$ 4 milhões do Governo do Estado.

O objetivo é transformar as ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos relevantes da economia paranaense. Este edital faz parte de um novo conjunto de iniciativas da Fundação Araucária, visando a construção de Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) no Paraná.

“Vamos priorizar a criação de riqueza e bem-estar ao cidadão paranaense, a partir do fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão das Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. Sempre em harmonia com as demandas de desenvolvimento e as especificidades regionais do Estado”, enfatizou o presidente da Fundação Araucária Ramiro Wahrhaftig.

Com base na Análise do Ecossistema de Inovação do Estado do Paraná realizada pela CERTI, as áreas e setores priorizados para serem apoiados com recursos financeiros de programa são os seguintes: Agronegócio; Biotecnologia; Construção Civil; Economia Criativa; Economia Verde; Educação; Eletroeletrônicos; Energia; Mecânica e Mecatrônica; Mobilidade e Transportes; Químico e Materiais; Saúde e Bem-estar; Tecnologia de Alimentos; Tecnologia da Informação e Comunicação e Turismo.

Serão três fases eliminatórias em que os projetos devem ser submetidos. A primeira já está com inscrições abertas até o dia 3 de maio para a submissão de ideias inovadoras. A divulgação dos projetos aprovados será em 10 de junho. Na segunda serão submetidos os projetos de empreendimento de 10 a 24 de junho. O resultado será divulgado em 29 de julho. A última fase receberá os projetos de fomento de 29 de julho a 12 de agosto. A divulgação do resultado final acontece até 27 de setembro.

Durante as três fases da seleção, os proponentes receberão capacitações presenciais ou on-line, com o intuito de alinhar alguns conceitos importantes, para que possam aprimorar suas ideias e projetos.  Serão contemplados até cem projetos de inovação com recursos de até 40 mil reais como subvenção econômica.

As propostas deverão ser submetidas por meio do Portal Sinapse da Inovação www.sinapsedainovação.com.br/pr. Mais informações estão disponíveis no site www.fappr.pr.gov.br no link programas no edital Sinapse da Inovação.

Fonte: Fundação Araucária.

Veja também:

Reforma Tributária l Receita e CGIBS oficializam documentação técnica do IBS e da CBS

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
Foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União o Ato Técnico Conjunto nº 1/2026, da Receita Federal e do Comitê Gestor IBS, que aprova novas versões e ratifica documentações técnicas anteriormente disponibilizadas para a adaptação dos documentos fiscais eletrônicos ao IBS e à CBS.
Continue lendo

PL 1746/2015 – Vedação de coleta dados de crianças e adolescentes com propósito de marketing | CPASF: Apresentado Parecer

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
A deputada Silvia Cristina (PP/RO), apresentou parecer pela aprovação com substitutivo ao PL 1746/2015 no âmbito da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.
Continue lendo
Back To Top