skip to Main Content

ONU aprova primeira resolução global para Inteligência Artificial

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nessa quinta-feira (21) a primeira resolução global sobre a inteligência artificial (IA), dando apoio a um esforço internacional para garantir que a nova tecnologia beneficie todas as nações, respeite os direitos humanos e seja segura.

A resolução, proposta pelos Estados Unidos e co-assinada por 123 países, incluindo a China, foi aprovada por unanimidade pelos 193 países membros da ONU. A medida enfatiza “a urgência de alcançar um consenso global sobre sistemas de IA seguros e confiáveis”, à medida que reconhece seu rápido desenvolvimento e uso na sociedade.

Na prática, a Assembleia Geral da ONU diz que a resolução pode ser um princípio orientador para o uso “centrado no ser humano” da IA que protege “o gozo dos direitos humanos e da liberdade fundamental para todos”.

Além disso, o texto convoca os membros da ONU e outras nações a ajudar os países em desenvolvimento a acessar os benefícios da transformação digital e dos sistemas de IA seguros, incluindo para a detecção de doenças, a previsão de enchentes, o auxílio aos agricultores e o treinamento da próxima geração de trabalhadores.

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, chamaram a resolução de “histórica” por estabelecer princípios para o uso seguro da IA, informou a “Associated Press” (AP). “A inteligência artificial deve estar no interesse público, deve ser adotada e avançada de uma maneira que proteja todos de possíveis danos e garanta que todos possam desfrutar de seus benefícios”, disse Harris em um comunicado.

Fonte: Convergência Digital

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top