skip to Main Content

Mentoria para startup: paranaense desenvolve empresa para apoiar outras

Eduardo Cardoso Junior dedica sua experiência de 25 anos para apoiar empresários do mercado de tecnologia

Após 25 anos de uma carreira linear, o empresário Eduardo Cardoso Junior decidiu compartilhar todo seu conhecimento com quem empreende no universo da tecnologia. Tudo por uma boa causa: apoiar empresas de tecnologia que precisam de desenvolvimento e, como ele, alcançar estabilidade no mercado e bons resultados.

Nasceu, assim, em março deste ano, a Ideal, cujo foco é especialmente dar apoio para startups e pequenas e médias empresas, na estratégia de tecnologia, apoio a projetos de lançamento de produtos ou de crescimento em escala. Eduardo também atua como conselheiro e mentor de equipes ou de CTOs em início de carreira. “E como se apresentar ao mercado e viabilizar receita da empresa com aquilo que os futuros clientes podiam pagar? Pesquisando o mercado”.

A pesquisa além das fronteiras permitiu ao empresário entender plenamente o conceito de CTO as a Service, jargão do mercado inspirado no SaaS (Software as a Service), aqueles softwares em que é preciso pagar uma mensalidade, ou assinatura, para ter direito ao uso. Da mesma forma que um SaaS, funciona o conceito da Ideal: CTO as a Service. “As empresas clientes pagam uma mensalidade para ter uma alocação de tempo parcial para seus projetos, equipes, ou seja, contratam o serviço do CTO e não um diretor para o staff. O principal ganho é que com a empresa, as pessoas contam com a experiência de alguém que provavelmente não poderiam pagar integralmente”.

Eduardo garante que é perfeitamente possível fazer um bom trabalho em tempo parcial, já que a rotina dos executivos nas empresas é bastante cheia de atividades operacionais, burocracias e certas reuniões sem foco com gestão de conflitos entre pessoas e áreas. “No modelo de dedicação parcial, foca-se na estratégia e no planejado”. A Ideal é paranaense, com sede em Curitiba – a segunda cidade brasileira eleita como a melhor para startups de tecnologia –, mas a solução pode ser oferecida remotamente, inclusive, para empresas fora do país.

A Ideal é do time da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), e a relação com a entidade, forte e estabelecida, é anterior ao nascimento da Ideal. Entre 2018 e 2019, quando Eduardo atuava como CTO da Rentcars, companhia curitibana que buscava a certificação de empresa inovadora do Tecnoparque da prefeitura de Curitiba, a Assespro-PR deu abertura para que, de fato, a Rentcars conseguisse a chancela. “Em 2020, trabalhando como CTO da Embarca, fiz questão de mostrar ao CEO as oportunidades que poderíamos ter com a entidade e logo nos associamos. Da mesma forma, logo que me estabeleci como empreendedor, fiz isso em relação à Ideal. A Assespro tem um ecossistema ativo de real colaboração e troca de ideias, compartilhamento de projetos e convênios que abrem muitas portas para as empresas de tecnologia do Estado”, assinala.

Para o presidente da entidade, Lucas Ribeiro, a Ideal fortalece o setor de TI e incentiva aqueles que buscam liderar no segmento. “Empresas assim fortalecem o ecossistema e impulsionam quem busca se desenvolver, gerando novas e expressivas oportunidades. Além disso, quanto mais preparadas estiverem essas empresas e profissionais, maiores serão as chances de superação de crise, por exemplo, ou de sobrevivência, além, é claro, maior a probabilidade de expansão, olhando com antecedência para o mercado e prevendo decisões importantes”, assinala.

Um recente estudo da consultoria Distrito mostra que o volume de investimento em startups subiu 35% nos meses de janeiro e fevereiro, em comparação ao primeiro bimestre de 2021. Por outro lado, o número de aportes caiu: de 118 para 91.

SERVIÇO

Para conhecer mais sobre a Ideal: www.idealcto.com

Sobre a Assespro-PR: https://assespropr.org.br/

Veja também:

NOTA INFORMATIVA Nº 186/2022

Boletim Político, Notas Informativas
Confira a Nota Informativa Nº 186/2022
Continue lendo
Back To Top