skip to Main Content

Governo aprova R$ 23 milhões para testes com blockchain

O Ministério de Ciência e Tecnologia aprovou o financiamento para o “Projeto Ilíada (Integrando Livros-razão/ledgers, Infraestrutura e Aplicações Descentralizadas) – A nova Internet de confiança”, que visa promover ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em blockchain.

O projeto será coordenado pela Softex, no âmbito dos Programas e Projetos Prioritários de Informática (PPI), e possui estimativa de investimento da ordem de R$ 23 milhões.

A iniciativa é fruto de uma parceria do MCTI com a Softex, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e deverá conter a implantação de um testbed (ambiente de experimentação) blockchain multiplataforma para demonstração e validação de protocolos e aplicações, além da criação de um “observatório” voltado ao amadurecimento dos estudos sobre essa tecnologia.

A blockchain, juntamente com a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas, são consideradas tecnologias chaves para alavancar a transformação digital nos diferentes setores da economia e da sociedade, com destaque para as oportunidades ligadas ao aprimoramento de serviços públicos e ao desenvolvimento do governo digital. Desta forma, no contexto das transações online, viabilizadas pelo protocolo de Internet, a tecnologia blockchain pode ajudar a aumentar a confiança entre as partes sem os riscos, os custos e a complexidade decorrentes de um controle centralizado.

Dessa forma, a blockchain tem gerado interesse da indústria e dos governos por permitir que transações na Internet sejam realizadas entre duas partes interessadas, sem necessidade de intermediários ou de terceiras partes certificadoras de confiança, e que informações sejam armazenadas de forma segura, descentralizada, com tolerância a falhas, transparência e auditabilidade.

“A questão motivadora central do projeto Ilíada é a necessidade de empreender ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para acompanhar o estado da arte da blockchain, contribuindo para que o país também tenha o domínio da tecnologia”, diz o diretor adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, Leandro Ciuffo. “Além disso, o projeto visa contribuir para o amadurecimento do ecossistema blockchain no Brasil”.

Como parte da estratégia de execução, o projeto também estimulará o desenvolvimento de aplicações baseadas na tecnologia blockchain, por meio da seleção de bolsistas de diferentes instituições acadêmicas, ICTs e startups.

* Com informações da RNP

Fonte: Convergência Digital

Veja também:

Agenda Legislativa de 13 a 17 de maio de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 13 a 17 de maio de 2024.
Continue lendo

Newsletter Foco no Planalto – Edição 20/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 13 a 17 de maio.
Continue lendo
Back To Top