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Em menos de dez anos, Curitiba multiplica por 7 o número de startups na cidade

Curitiba, cidade eleita como segundo ecossistema emergente mais promissor para startups da América Latina , tem mapeadas 604 startups. Em menos de dez anos a capital multiplicou por sete o número de startups sediadas na cidade. O aumento reflete ações da Prefeitura e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação para integrar o ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão.

A conclusão vem do Mapeamento das Startups Paranaenses, elaborado pelo Sebrae-PR. Em abril, a nona edição do documento registrou 2.205 startups no Paraná em 2022. Destas, 27,4% na capital paranaense (604). O número é 7,2 vezes maior que as 84 startups contabilizadas na cidade na primeira edição do estudo, em 2014.

“Esse crescimento é resultado da integração do ecossistema de inovação curitibano com a criação do Vale do Pinhão pelo prefeito Rafael Greca em 2017, aproximando o poder público da iniciativa privada e das universidades para o desenvolvimento de soluções inovadoras tanto para a cidade como aplicadas aos negócios. O Vale do Pinhão tem tornado o ambiente da inovação da cidade cada vez mais pungente, atraindo novas empresas e investimentos”, diz o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.

A pedido da Prefeitura de Curitiba e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Sebrae-PR estratificou os dados levantados para o mapeamento estadual com os resultados da capital paranaense, resultando em um perfil atualizado das startups curitibanas.

A maioria dessas 604 empresas de base tecnológica que estão em Curitiba tem como público-alvo outras empresas (B2B – business to business) e foram criadas e formalizadas durante a pandemia. As principais áreas de atuação são Educação, Finanças e Customer Service. São lideradas por homens entre 31 e 40 anos; estão em fase de operação, tem entre 6 e 10 colaboradores; já receberam investimentos de até R$ 500 mil e têm faturamento anual de entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões.

Os dados estratificados foram feitos com base nas respostas das 433 startups que foram classificadas pelo estudo como “formalizadas”. Acesse aqui o mapeamento estadual completo para saber mais sobre a metodologia.

Boom na pandemia

Curitiba teve um boom de startups durante a pandemia: um crescimento de 368% entre 2019 (pré-pandemia) e 2022 (arrefecimento dos casos da covid-2022).

Um salto aconteceu entre 2019 e 2020, quando o número mais que duplicou em Curitiba, de 164 para 422 startups entre um ano e outro. Em 2021, o mapeamento registrou 459 startups na cidade, que ganhou mais 145 empresas, chegando às 604 mapeadas em 2022.

Ecossistema consolidado

Curitiba é cidade-sede dos três unicórnios brasileiros que não estão em São Paulo – Ebanx, Olist e MadeiraMadeira – e de outras empresas em ascensão, como Pipefy, Contabilizei e Hilab.

Entre as ações do Vale do Pinhão, por meio da Prefeitura de Curitiba e da Agência Curitiba, que têm estimulado o reconhecimento e o desenvolvimento do ecossistema para as startups, estão o Programa Cidade das Startups, que oferece capacitações, cursos, consultorias e mentorias, além de encontros de aproximação com investidores e outros atores do ecossistema, como o Business Round, a Feira de Inovação, exposição na Smart Plaza do Vale do Pinhão e o Pitch Live Vale do Pinhão.

Curitiba tem facilitadores para viabilizar a abertura e o crescimento dos negócios, como a agilidade na abertura de empresas (em menos de duas horas); os coworkings públicos Worktiba; o Programa Tecnoparque, que oferta incentivo fiscal para investimento em projetos inovadores nas empresas; a aprovação de leis que facilitam o trabalho de empresas de base tecnológica, como as leis Inovação e do 5G; e estratégias de internacionalização de mercado das startups locais, como a presença no Smart City Expo Curitiba e integração ao TechRoad.

Além disso, a cidade conta com 164 ambientes de inovação, entre espaços maker, parques tecnológicos, coworkings, centro de inovação, incubadoras e aceleradores, investidores, instituições de fomento e atores do Terceiro Setor.

Escolha por indicação

CargOn tem o perfil das startups curitibanas: formalizada em 2020, a logtech B2B (área do top 10 dos principais segmentos dos negócios das startups da cidade) é liderada por um homem. A empresa sai da curva em número de colaboradores (atualmente são 32), e no faturamento, contabilizado em R$14,9 milhões em 2022.

Fazer parte das startups do Vale do Pinhão curitibano foi uma escolha calculada do fundador da CargOn, Denny Mews: com longa experiência em logística no interior de Santa Catarina, recebeu a indicação de conhecer o Vale do Pinhão.

“Fui influenciado para vir para Curitiba e não saio mais daqui. Conheci o que estava acontecendo aqui quando a inovação da cidade não estava tão em voga. Hoje, as condições são excepcionais para startups: os três unicórnios do Sul do País estão aqui, há grande visibilidade para os negócios e incentivo ao desenvolvimento por parte do poder público”, enumera Denny Mews.

A CargOn se apresenta como a primeira operadora de logística digital do Brasil. Sediada dentro de uma das incubadoras curitibanas, a Hotmilk, realiza, com suporte da tecnologia, toda a logística de 15 grandes indústrias brasileiras – produtoras em diferentes setores, como aço, alimentos e eletrodomésticos. Este ano, a logtech começou a atuar internacionalmente, com o primeiro cliente na Argentina.

Fonte: Vale do Pinhão

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