skip to Main Content

Do café à startup: mulheres com atuação em TI no Paraná iniciam 2024 com CNPJ próprio

Iniciativa da Assespro-PR já conta com 80 mulheres e o apoio do Sebrae/PR; proposta é caminhar de forma independente, atenta às demandas do segmento e focada na promoção da inclusão feminina

A igualdade de gênero no ambiente de trabalho de tecnologia ainda é um desafio, apesar dos avanços recentes. Dados do Relatório de Inteligência e Informação da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, revelam que os homens representam 69% dos contratados no setor.

Por outro lado, iniciativas que quebram barreiras têm gerado resultados promissores. No Paraná, o que começou como um café despretensioso entre mulheres da área de Tecnologia da Informação (TI) cresceu em escala e influência. Após quatro encontros, o Coffee Time, ideia impulsionada pela Assespro-PR, se transformou em um elo para aqueles que buscam não apenas oportunidades no mercado, mas também visibilidade.

Do café, nasceu a TIME (Time de capacitação para mulheres na tecnologia), startup que já conta com a participação de 80 mulheres e apoio do Sebrae/PR.

“A partir de agora, o TIME adquire vida própria, com nove áreas atendidas por especialistas dedicados. Vamos começar a implementação da metodologia Scrum para gerenciamento de projetos, contando com nove especialistas. A partir de 2024, nos reuniremos semanalmente para discutir como cada uma pode contribuir para o desenvolvimento da plataforma voltada para mulheres na tecnologia”, destaca Raquel Uchôa Moreira, CEO da Ox.digit e diretora de Mulheres na TI da Assespro-PR também idealizadora do Coffee Time. Simultaneamente, o Coffee Time continuará a ser realizado para que novas ideias possam ser concebidas. Os encontros permanecem mensais, com as agendas divulgadas antecipadamente nas redes sociais pelos organizadores “

Inspirado na abordagem do Google para inovação, o Coffee Time trouxe estruturas pedagógicas para organizar propostas e inspirações “Chegar ao modelo que está prestes a se tornar startup é resultado dos êxitos obtidos com a aplicação do Design Sprint, um método conduzido por Erica Marques, profissional que já integra o grupo Mulheres na TI da Assespro-PR”, finaliza Raquel.

TIME

A TIME já possui logomarca e identidade visual que estampam camisetas, planners e souvenires. Num jogo de palavras, ‘time’ também faz referência à palavra em inglês, com grafia idêntica e que em um contexto mais poético, se refere a tempo, uma mensagem nas entrelinhas para enfatizar os momentos compartilhados entre o grupo de mulheres ao longo de 2023 e que se torna essencial no engajamento e velocidade do projeto.

“Acreditamos no potencial dessas mulheres corajosas, líderes em suas habilidades e em suas empresas, e que no Coffee Time encontram a oportunidade de se conectar com suas colegas. Agora, unidas e consolidadas, elas agregam valor às suas ideias com a criação da sua própria empresa, um ambiente próspero e acolhedor, um celeiro de oportunidades e sinergia”, destaca Josefina Gonzalez, presidente da Assespro.

SERVIÇO

MAIS INFORMAÇÕES: https://assespropr.org.br/ e https://instagram.com/coffeetime_pr?igshid=OGQ5ZDc2ODk2ZA==

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 30/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 22 a 26 de julho..
Continue lendo
Back To Top