skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

Covid-19: Anatel observa alta de 35% em reclamações sobre Internet fixa

Apesar de avaliar positivamente a performance das redes fixas durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Anatel observou um crescimento “fora da normalidade” nas reclamações com o serviço desde o início do isolamento social no País. Segundo a superintendente de relações com consumidores da agência, Elisa Leonel, houve um salto de 35% nas queixas relacionadas com Internet fixa durante o período.

“O que mais chamou atenção foi o aumento de reclamações sobre a rede fixa”, afirmou a superintendente, durante evento online promovido pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) nesta quarta-feira, 3. De acordo com Elisa Leonel, o aumento foi “fora da normalidade” e alcançou marca entre 34% e 35%. Medidas de isolamento social passaram a ser adotadas no País há aproximadamente 11 semanas.

Por outro lado, ela pontuou que o efeito era “esperado” quando considerado o aumento da importância do serviço para o usuário e a mudança no perfil de consumo, de centros comerciais para residenciais. “O planejamento de redes não estava preparado para esse isolamento”, lembrou ela, destacando que, nas primeiras semanas, certos trechos registraram alta de 50% a 70% no tráfego.

Desde então, o trabalho da Anatel com operadoras no comitê de crise para a pandemia tem dado resultados, avalia. “Ainda estamos em momento de desafio, pois estamos em uma crise sem precedentes, mas dadas todas as medidas que implementamos junto às prestadoras e empresas de conteúdo [que adotaram medidas para redução do consumo de banda], podemos dizer que as redes têm funcionado a contento”.

“Problemas sempre vão ocorrer, mas o importante é que as prestadoras respondam de maneira ágil“, prosseguiu a superintendente. De acordo com Leonel, em outros serviços de telecom há estabilidade no número de reclamações e, em alguns casos (não especificados durante o evento), até quedas.

Fonte: teletime

Veja também:

Câmara dos Deputados 2026 – Eleitos Presidentes das Comissões e Definidas Lideranças Partidárias

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
Foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria SEB/MEC nº 130, de 9 de abril de 2026 que estabelece os critérios para o repasse de recursos financeiros às escolas públicas de educação básica no âmbito da Política de Inovação Educação Conectada no ano de 2026.
Continue lendo

Newsletter Foco no Planalto – Edição 16.2026

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 20 a 24 de abril de 2026.
Continue lendo
Back To Top