skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

Assespro pede regulamentação da LGPD no Dia Internacional da Proteção de Dados

O megavazamento de dados que expôs o CPF, fotos, endereço e telefone de mais de 223 milhões de brasileiros, tornado público na semana passada, só reforça a necessidade da regulamentação urgente da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que está em vigor desde setembro de 2020.

Nesta quinta-feira , 28, é comemorado o Dia Internacional da Proteção de Dados e, representante de mais de 3.500 empresas do setor de TI, a Federação Assespro alerta que ainda faltam 153 pontos para serem regulamentados para que a LGPD funcione na prática. “Sem a regulamentação da LGPD não é possível determinar quem é o responsável pela investigação, nem há regras claras para se fazer isso. Se a LGPD estivesse em pleno vigor, um caso como esse não poderia passar sem investigação”, afirma Italo Nogueira, presidente da Assespro Nacional.

Entre esses pontos está a definição do que fazer com a base de dados legados, que são os dados obtidos antes da lei entrar em vigor, e como integrá-los à LGPD.

Outro ponto importante, que foi proposto pela Assespro, é o tratamento diferenciado das exigências para pequenas e médias empresas. “A lei diz que as pequenas e médias empresas terão tratamento diferenciado, mas não diz como será. Isso é importante para que as empresas possam se adequar”, complementa Italo.

Criada em outubro, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) é órgão responsável por regulamentar, construir e fiscalizar a aplicação da LGPD. “O Poder Executivo criou a ANPD com essa função (de regulamentar). Foram nomeados os diretores, mas não se sabe de mais nenhum outro movimento, por enquanto”, diz Roberto Mayer, conselheiro da Assespro Nacional.

Segundo Mayer, a falta de regulamentação da lei causará insegurança jurídica, já que as punições para quem descumprir a lei passam a valer a partir de agosto de 2021.

Veja também:

Reforma Tributária l Receita e CGIBS oficializam documentação técnica do IBS e da CBS

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
Foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União o Ato Técnico Conjunto nº 1/2026, da Receita Federal e do Comitê Gestor IBS, que aprova novas versões e ratifica documentações técnicas anteriormente disponibilizadas para a adaptação dos documentos fiscais eletrônicos ao IBS e à CBS.
Continue lendo

PL 1746/2015 – Vedação de coleta dados de crianças e adolescentes com propósito de marketing | CPASF: Apresentado Parecer

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
A deputada Silvia Cristina (PP/RO), apresentou parecer pela aprovação com substitutivo ao PL 1746/2015 no âmbito da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.
Continue lendo
Back To Top