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Alexandre Gonçalves de Amorim é o novo presidente do Serpro

Com mais de 20 anos de experiência na gestão de instituições públicas e privadas, do Brasil e do exterior, Amorim assume como presidente da maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo

Alexandre Gonçalves de Amorim foi empossado como diretor-presidente do Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados – pelo Conselho de Administração da estatal, na reunião desta segunda-feira, 27 de fevereiro. Na última sexta-feira, 24, o conselho elegeu Amorim para o cargo. Pelo Estatuto Social da empresa, o ato ocorre em duas etapas distintas: eleição e posse.

Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão corporativa e governamental, Amorim liderou, nos últimos anos, diversos projetos de Tecnologia da Informação e transformação digital na gestão pública. É formado em Gestão Pública Municipal pela Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

No período de 2006 a 2012, trabalhou em projetos de planejamento estratégico, implantação e desenvolvimento de polos tecnológicos e de reestruturação administrativa no Uruguai.

De 2013 a 2015, foi diretor do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento de São José dos Campos (Ipplan). Em 2015, assumiu a Secretaria de Administração e de Governo na Prefeitura Municipal de São José dos Campos. No ano de 2021, atuou como secretário-adjunto de Inovação e Tecnologia na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo.

Em 2020 tornou-se diretor-presidente da Empresa de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo (Prodam), maior empresa de tecnologia para governo em âmbito municipal da América Latina. Em outubro de 2021, assumiu como diretor-presidente de Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), organização responsável pela tecnologia do município de Curitiba.

Sobre o Serpro

Maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo, o Serpro atua há 58 anos à serviço da inovação tecnológica do Estado brasileiro mantendo o seu DNA de segurança e confiabilidade. A empresa é responsável por mais de 1,3 mil sistemas da Administração Pública Federal e ainda oferece cerca de 100 serviços padronizados para atender as necessidades do mercado público e privado.

“Conectar governo e sociedade por meio de soluções digitais inovadoras” é a missão do Serpro. A empresa desenvolve a tecnologia dos serviços que estão no dia a dia dos brasileiros, como o CPF, o Gov.br, o Imposto de Renda, a Carteira Digital de Trânsito (CDT), entre tantos outros que atendem diretamente ao cidadão. Siscomex, Siafi, Porto Sem Papel e outras centenas são exemplos de soluções desenvolvidas pelo Serpro para suportar as operações de governo com empresas e entes públicos.

O Serpro faz parte da história da informática no Brasil e viabiliza que a inovação e complexidade do Governo Digital do Brasil seja reconhecida mundialmente. Em 2022, o país foi eleito como o 2º em maturidade digital pelo ranking do Banco Mundial, figurando atrás apenas da Coréia do Sul.

Fonte: Serpro

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