skip to Main Content

Saúde Já é finalista de premiação para cidades inteligentes no México

Com 298 mil agendamentos de consultas via celular nos postos de saúde, o aplicativo Saúde Já, lançado em 2017 pela Prefeitura de Curitiba, é finalista do Latam Smart City Awards 2018, premiação internacional do México que celebra iniciativas para tornar as cidades mais inteligentes.

A cerimônia ocorre na próxima quarta-feira (12/9), em Puebla, durante o Smart City Expo Latam Congress, um dos fóruns mais importantes sobre o tema nas Américas.

O aplicativo da Prefeitura concorre na categoria Transformação Digital e foi selecionado entre mais de 70 projetos criados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latino-americanos.

“O Saúde Já é apenas um dos exemplos das ações que estão sendo desenvolvidas pela gestão do prefeito Rafael Greca para melhorar o dia a dia dos curitibanos”, destaca Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pelos programas da inovação da cidade. Ela representará a cidade na premiação do México.

Cris lembra que o Saúde Já faz parte da estratégia do município de fomentar a inovação através do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema da capital para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país.

“Outros exemplos de iniciativas da Prefeitura são os Faróis do Saber e Inovação, espaços públicos makers onde as crianças podem construir protótipos com impressora 3D; e o Metrogeo, Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas, que está permitindo uma maior integração de todos os municípios da Grande Curitiba”, exemplifica ela.

Programa

Lançado em 2017, o aplicativo Saúde Já permite a marcação de atendimento na unidade de saúde com enfermagem e odontologia, além de contar com uma carteira de vacinação virtual disponível, com informações sobre as próximas doses, vacinas em atraso e aplicadas.

Outra inovação importante é a possibilidade de fazer, a partir do aplicativo, a confirmação para consultas especializadas e exames, após o atendimento e encaminhamento realizado na unidade de saúde.

O Saúde Já ainda traz uma caixa de mensagens para recebimento de informações sobre saúde e informações com endereço e horário de atendimento da unidade em que o usuário está cadastrado.

“O aplicativo foi um compromisso de campanha do prefeito Rafael Greca e uma das primeiras medidas que tomamos em 2017. É uma grande inovação no sistema de saúde de Curitiba”, salienta a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Desde o ano passado, o app já teve dois milhões de acessos, 174 mil downloads e 298 mil agendamentos realizados.

Smart city

Desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, no ano passado, Curitiba vem recuperando sua capacidade de inovar e ser novamente referência nacional também na gestão pública. No início de setembro, a cidade conquistou o título de cidade mais inteligente e conectada do país, segundo o ranking Connected Smart Cities 2018.

A capital paranaense ultrapassou São Paulo e ficou em primeiro lugar no levantamento geral e também em três outras categorias (Por faixa populacional de mais de 500 mil habitantes, Região Sul e Governança).

Além disso, Curitiba é a sede brasileira do Smart City Expo, maior evento de cidades inteligentes do mundo. O fórum internacional, criado pela Fira Internacional, acontece anualmente em Barcelona (Espanha) e, entre fevereiro e março de 2018, também ocorreu na capital paranaense.

Em 2019, o Smart Ctiy Expo será nos dias 21 e 22 de março, no Expo Renault Barigui.

Fonte: Bem Paraná.

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top