skip to Main Content

Petrobras: governo indica especialista em Tecnologia da Informação para conselho

Indicação do professor Nivio Ziviani será submetida aos processos internos de governança corporativa da estatal

RIO – A Petrobras informou na noite desta segunda-feira  que recebeu do governo federal, seu acionista controlador, o nome  do professor Nivio Ziviani para ocupar o cargo de membro do Conselho de Administração da companhia. A indicação do  professor Ziviani  substitui a do geólogo John Albuquerque Forman, que desistiu no dia seguinte à sua indicação após vir à tona um processo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que o condenou por suposto uso de informação privilegiada na venda de ações da petroleira HRT, atual PetroRio.

Segundo fontes, a indicação teria partido do próprio presidente da companhia, Roberto Castello Branco, que deseja dar ênfase à Tecnologia da Informação na busca de  simplificação  de processos e redução de custos.

Segundo a estatal, a indicação será submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo análises de conformidade e integridade necessários ao  processo sucessório da Petrobras,  e que incluem  apreciação pelo Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão do Conselho de Administração; pelo Conselho de Administração e, posteriormente, pela Assembleia Geral de Acionistas.

De acordo com a Petrobras, o professor Ziviani é graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG, com mestrado em Informática pela PUC-RJ e Ph.D. em Computer Science pela Universidade de Waterloo, Canadá.

“É um especialista em tecnologia da informação, sendo destacado acadêmico e empreendedor.Publicou vários livros sobre algoritmos e mais de 120 artigos em periódicos acadêmicos e conferências. Foi Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, sendo Professor Emérito desde 2005 e membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2007. Recebeu, ao longo de sua carreira, vários prêmios e honrarias, entre elas a Ordem Nacional do Mérito Científico, nas classes de Comendador (2007) e Grã Cruz (2018).”

O professor  participou da fundação de várias empresas, como Kunumi, Neemu, Akwan Information Technologies e Miner Technology Group.  Ziviani é também co-criador da máquina de busca TodoBR.

Em nota, a Petrobras destaca que a indicação do professor Ziviani para o Conselho de Administração da companhia “é consistente com a ênfase dada à tecnologia da informação no processo de mudança transformacional para a maximização da geração de valor para os acionistas e o Brasil.”

Fonte: O Globo.

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top