skip to Main Content

O maior hackthon da galáxia também passará por Curitiba!

O NASA Space Apps Challenge é uma competição internacional realizada simultaneamente em várias cidades do mundo. Os participantes recebem desafios reais desenvolvidos pela Agência Espacial Americana e, para solucionar as questões, recebem acesso a dados da NASA!

O Space Apps é o hackathonglobal anual da NASA, aconteceu pela primeira vez em abril de 2012, e coresponde a um programa de incubação de inovações. A NASA e seus parceiros lançam desafios relacionados a questões atuais, para as quais entusiastas do espaço em todo o mundo podem desenvolver soluções inovadoras.

Os objetivos do NASA Space Apps são:

  • Exemplificar princípios de transparência, participação e colaboração
  • Utilizar dados disponíveis abertamente, fornecidos através de missões e tecnologias da NASA
  • Utilizar o talento e a habilidade de voluntários apaixonados de todo o planeta
  • Avançar a exploração espacial e melhorar a qualidade de vida na Terra

Como funciona?

No Hackathon da NASA, os participantes formam suas equipes e trabalham de forma intensiva para criar uma solução dentro do tema escolhido em apenas 48 horas.

É uma verdadeira maratona de desenvolvimento tecnológico que atrai desenvolvedores, engenheiros, designers, cientistas e todas as pessoas com habilidades diversas e que têm o mesmo desejo em comum: Criar soluções de impacto mundial. O desafio internacional da NASA, SpaceApps Challenge, acontecerá nos dias 19 a 21 de Outubro no JUPTER.

No ano passado, mais de 25.000 talentos participaram e o Brasil se destacou com a maior demanda de dados, tendo apenas 4 cidades participantes. Somente em Curitiba, o #SpaceAppsCWB originou 25 projetos entre 250 inscritos e foi a única cidade brasileira onde uma das equipes se qualificou globalmente como “Best Mission Concept”. O projeto JUNORADIO ficou entre os cinco ganhadores e em setembro estão embarcando para a sede da NASA em Orlando.

Saiba mais sobre o projeto curitibano vencedor em 2017:

https://2017.spaceappschallenge.org/challenges/warning-danger-ahead/and-you-can-help-fight-fires/teams/juno-radio/project

Este ano a meta é ajudar a ampliar e multiplicar este impacto, colocando o país não apenas com a maior demanda de dados, mas também na quantidade de soluções propostas.

Para quem é o evento?

programadores, designers, “makers”, engenheiros, artistas e profissionais das mais diversa áreas, com o objetivo em comum:  criar soluções que impactem o mundo!

Space Apps é para TODXS!

Veja também:

Back To Top