Maringá será sede do I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste
Está marcado para o dia 14 de abril, em Maringá, a realização do I Fórum de Cidades Digitais do Noroeste Paranaense, que irá reunir prefeitos, gestores, empresários e vereadores para tratar de iniciativas tecnológicas que aprimorem os serviços públicos nos municípios da região. As inscrições para o evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Maringá, são gratuitas para servidores públicos e devem ser feitas pelo http://forum.
A necessidade de se investir em tecnologia, através da implantação das cidades digitais e inteligentes, para melhorar a comunicação, o atendimento e principalmente promover ações que acelerem o processo de desenvolvimento econômico e social dos municípios, tem atraído cada vez mais gestores na busca de modelos a baixo custo para a viabilização da proposta. Para o Fórum de Cidades Digitais do Noroeste do Estado, representantes de mais de 20 localidades já estão inscritos.
Para o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, tal representatividade reforça a necessidade e importância de discutir o uso da tecnologia na gestão pública. “Demonstra que prefeitos e gestores estão cada vez mais interessados em conhecer inovações que tragam soluções e impactos positivos para o seus municípios. Neste evento, por exemplo, teremos a apresentação de um sistema para aumento de arrecadação sobre as dívidas ativas dos municípios, otimizando o trabalho das Procuradorias Municipais. Localidades que implantaram ferramentas na área aumentaram em 300% a arrecadação oriunda das dívidas dos contribuintes que antes nunca eram cobradas”, disse.
Segundo Marinho, a ideia é apresentar soluções, iniciativas, políticas públicas e linhas de financiamento aos gestores, facilitando o planejamento e execução de ações na área. “A tecnologia é transversal a todos os setores de uma gestão e por este motivo precisa ser incorporada no plano de desenvolvimento das cidades. O Fórum será importante para a troca de experiências entre os gestores e para conhecermos o que a região tem feito neste sentido”, salientou Marinho.
O evento tem o patrocínio diamante da Softplan; ouro da Elotech, Prisma, Exati Tecnologia e Sinax; patrocínio prata da Paliari; e patrocínio bronze da UniCesumar. E conta com apoio da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR), Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (AMUNPAR) e Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM), e Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (ACAMPAR), Terra Roxa Investimentos e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-Paraná).