skip to Main Content

Inteligência Artificial | Debates na CTIA sobre aspectos gerais e impactos na área da saúde

A Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA) realizou audiências públicas para debater os impactos da regulação das inteligências artificiais (IA) proposta pelo PL 2338/2023, abordando seus aspectos gerais e influência na área da saúde. Os eventos foram presididos pelos senadores Astronauta Marcos Pontes (PL/SP) e Eduardo Gomes (PL/TO).

Os debates contaram com a participação de representantes majoritariamente acadêmicos e de entidades de pesquisa ligadas ao tema. Os expositores argumentaram de forma geral, que a regulação como está posta no texto do projeto de lei é muito detalhista, gerando riscos para o desenvolvimento da tecnologia no país, que passam por exigências de governabilidade, como a previsibilidade e explicabilidade, que não podem ser cumpridas em muitos sistemas de IA. Além disso, a classificação por riscos não leva em conta as especificidades de cada sistema, gerando enquadramentos desproporcionais.

Em outro ponto, defenderam que a regulação das IAs é bem-vinda, contudo, deve-se ter cautela ao adotar um órgão regulador centralizado, pois há preocupações quanto a sua capacidade técnica de compreender a aplicação da tecnologia em cada um dos setores. Alternativamente, sugeriram uma coordenação com os órgãos reguladores setoriais, com a capacidade de autorregulação.

Clique aqui e acesse o relatório unificado das audiências, seguindo abaixo os links para acesso às apresentações de slides disponibilizadas:

Ainda, estão previstas para esta semana novas Audiências Públicas para tratar das abordagens regulatórias nacionais e internacionais e dos impactos da Inteligência Artificial, tanto na competitividade como no mercado de trabalho, cujo relatório será enviado posteriormente.

Atenciosamente


Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro

Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top