skip to Main Content

IBM registra 9,1 mil patentes e lidera lista nos EUA em 2018

Principais inovações são relacionadas às áreas de inteligência artificial, nuvem, segurança e computação quântica

Pesquisadores da IBM registraram 9,1 mil patentes em 2018, marcando o 26º ano consecutivo de liderança de patentes dos EUA. A Big Blue liderou o setor no número de concessões de patentes relacionadas à inteligência artificial (AI, na sigla em inglês), computação em nuvem, segurança e computação quântica.

As novas patentes foram concedidas a um grupo diverso de mais de 8,5 mil inventores da IBM em 47 diferentes estados dos EUA e 48 países.

Ginni Rometty, presidente e CEO da IBM, destaca que a empresa está comprometida em liderar o caminho nas tecnologias que mudam a maneira como o mundo funciona – e resolvendo problemas que muitas pessoas nem sequer pensaram ainda. “Nossos clientes e seus clientes são os beneficiários dessas inovações, particularmente nossa liderança em inteligência artificial, nuvem, blockchain e segurança para os negócios”, disse.

No geral, quase metade das patentes de 2018 estão relacionadas a avanços pioneiros em AI, computação em nuvem, segurança, blockchain e computação quântica.

As 1,6 mil patentes de AI que os inventores da IBM receberam em 2018 incluem novas maneiras de usar AI para ajudar a conversar e proteger os lagos e cursos de água da Terra. A AI também desempenhou um grande papel nas mais de 1,4 mil patentes de segurança que os inventores da IBM receberam em 2018, incluindo uma abordagem de segurança baseada em AI para combater o phishing de voz.

Um exemplo de patente de AI é o Project Debater, um sistema de inteligência artificial da IBM Research que pode debater sobre humanos em tópicos complexos. Os inventores da IBM patentearam uma abordagem para usar machine learning para identificar evidências, como segmentos de texto relevantes em dados de texto não estruturados, que apoiam ou se opõem a uma reivindicação ou tópico em consideração. Isso poderia ajudar a fornecer avanços em como as máquinas e os humanos interagem na conversa.

Blockchain

Os inventores da IBM também continuam a inovar no desenvolvimento de blockchain e seu ritmo acelerado de adoção global. A IBM recebeu uma patente de uma abordagem para criptografar dados armazenados em um blockchain. Os membros de uma rede blockchain podem colocar dados em um blockchain que gostariam de compartilhar com outros membros da rede. No entanto, em vez de armazenar os dados abertamente para qualquer um dos participantes da rede, os membros podem criptografar seus dados dentro do blockchain e somente aqueles que receberam uma chave de descriptografia podem ler os dados. A IBM habilitou esse recurso patenteado para usuários do Hyperledger Fabric de software livre.

Fonte: Computerworld.

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top