FNDCT | MCTI altera composição do Grupo de Trabalho de Comunicação
Destacamos a publicação no Diário Oficial da União (DOU), de hoje (3), da Portaria MCTI nº 10.233, de 31 de julho de 2026, que altera a composição do Grupo de Trabalho de Comunicação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), GT-Comunicação, substituindo um dos representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no colegiado.
O GT-Comunicação é estrutura permanente destinada a assessorar o Conselho Diretor na divulgação e na transparência à sociedade das informações sobre o FNDCT, abrangendo o funcionamento, as políticas, as diretrizes, as normas e, sobretudo, a aplicação dos recursos do Fundo. Suas atribuições incluem propor diretrizes e ações conjuntas de comunicação entre os órgãos do Conselho, acompanhar sua implementação e sugerir ações de conscientização sobre temas específicos. A COMPOSIÇÃO A portaria mantém Maria Luiza Nogueira Rangel na coordenação do grupo e designa Mário César de Olivera Spinelli como segundo representante do MCTI, em substituição a Lilian Rose Peters.
Com a alteração, o GT-Comunicação passa a ter a seguinte composição:
| Representação | Representantes | |
| Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) | Maria Luiza Nogueira Rangel (coordenadora) e Mário César de Olivera Spinelli | |
| Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) | Fernanda Stiebler | |
| Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | Ricardo Fagundes Sangiovanni | |
| Setor Empresarial | Idenilza Moreira de Miranda e Lilian Amaral | |
| Comunidade Científica e Tecnológica | Thaiane Moreira de Oliveria e Glaucius Oliva | |
| Ministério da Fazenda (MF) | Rafael Ramalho Dubeaux | |
A portaria entra em vigor na data de sua publicação.
Clique aqui e acesse a íntegra da portaria
Atenciosamente
Deybson de S. Cipriano – Presidente da Federação Assespro
Adriano Krzyuy – Presidente da Assespro-PR
