skip to Main Content

Curitiba vive momento único, afirma “Bill Gates curitibano”

Startups da capital como Mercafácil, Madeira Certa e Social Wave caíram nas graças do chamado “Bill Gates curitibano” e receberam aportes financeiros para crescer e ganhar o mundo. Agora, Marcel Malczewski, CEO da M3 Investimentos, quer aplicar mais recursos em jovens empresas que apostam em inovação e tecnologia. “Estamos preparando um novo fundo e Curitiba vive um momento único, com startups prontas para escalar”, avalia o empresário co-fundador da Bematech, primeira startup de Curitiba a se transformar em uma grande empresa de tecnologia.

Malczewski foi o principal palestrante da 9ª edição do Paiol Digital, que ocorreu no Teatro do Paiol, na terça-feira (26/2). “Curitiba realmente vive um momento único de novas startups surgindo e de consolidação do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da cidade”, reforçou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, que abriu o evento.

Durante a palestra, o CEO da M3 Investimento mandou um recado para quem sonha criar uma startup e crescer em um mundo cada vez mais competitivo e sem fronteiras: “Pense em um produto ou solução que tenha como foco a desintermediação”. De acordo com ele, empresas em estágio inicial querem revolucionar modelos de negócios tradicionais, mas para isso, é preciso reduzir custos e, ao mesmo tempo, ter uma maior proximidade com o consumidor.

Malczewski avalia que hoje é o momento certo para que os jovens empreendedores busquem investimentos para alavancar startups. “Há mais dinheiro disponível do que projetos realmente inovadores e que podem ter escala. Além disso, a tecnologia está disponível para todos. Muito diferente de quando fundamos a Bematech, nos anos 1980, quando era preciso ter acesso à alta tecnologia, que só tivemos por estarmos dentro do Tecpar”, observa o executivo.

Além da palestra de Malczewski, o público do Paiol Digital ouviu Alexandre Silva, gerente de Design e Redes de Inovação do Grupo Boticário, que falou sobre Empreendendo Dentro de Grandes Organizações; João Tosin, CEO da Celero, startup da capital especializada em planejamento financeiro para pequenas e médias empresas, que abordou o tema Não é Preciso Ser um Gênio para Resolver Problemas Sérios!; e Michel Sehn, CEO da 4Vants, que dividiu com o público suas impressões sobre viagens para conhecer o mercado de startups de Portugal e da China.

Promovido pelo Vale do Pinhão, o Paiol Digital é organizado pela Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pelo fomento do Vale do Pinhão, e tem o apoio da Fundação Cultural. No próximo mês, o evento ocorrerá no dia 12 de março e terá como tema empreendedorismo feminino.

Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba.

 

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top