skip to Main Content

Curitiba vai integrar rede de cidades inteligentes na América Latina

Curitiba vai fazer parte de uma rede de cidades inteligentes na América Latina. Em evento na noite desta terça-feira (2/7) em Puebla, no México, foi lançada a Alianza Latam SmartCity, plataforma que vai conectar experiências e colaborar com troca de informações com outras cidades inteligentes na região.

O anúncio da adesão foi feito por Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, no Smart City Expo Latam Congress, um dos mais importantes eventos internacionais da agenda da inovação, que reúne até esta quinta-feira (4/7) representantes de 350 cidades do mundo em Puebla.

A ideia é assinar o termo de colaboração em setembro desse ano, em um encontro dos integrantes da Alianza com o prefeito Rafael Greca, na ocasião do anúncio da realização do SmartCity Curitiba Expo 2020.

A nova plataforma é uma rede permanente de colaboração dos diferentes agentes de transformação que trabalham para potencializar os avanços das cidades inteligentes e melhorar a qualidade de vida da população.

“A Alianza Smart Latam reconhece os esforços de Curitiba e da administração atual em trabalhar em conjunto com todos os agentes em prol de uma cidade mais inteligente e criar espaços urbanos melhor planejados”, disse Manuel Redondo, presidente da Fira Barcelona México, que promove o Smart City Expo, maior evento de cidades inteligentes do mundo.

VALE DO PINHÃO

O Vale do Pinhão, movimento que faz parte do ecossistema de inovação da cidade, concorre ao prêmio Latam Smart City Awards 2019, que será entregue nesta noite.

O programa disputa a categoria Smart Latam, que reconhece planos estratégicos que combinam projetos e iniciativas para implementação de cidades inteligentes. Na edição de 2018 do prêmio, Curitiba já havia sido premiada com o aplicativo Saúde Já, que ganhou na categoria Transformação Digital.

Os resultados dessas iniciativas inovadoras já aparecem. No ano passado, Curitiba conquistou o título de cidade mais inteligente e conectada do país, segundo o ranking Connected Smart Cities 2018.

A capital paranaense ultrapassou São Paulo e ficou em primeiro lugar no levantamento geral e também em três outras categorias (Por faixa populacional de mais de 500 mil habitantes, Região Sul e Governança). Além disso, Curitiba é a sede brasileira do Smart City Expo, maior evento de cidades inteligentes do mundo.

O fórum internacional, criado pela Fira Internacional, acontece anualmente em Barcelona (Espanha) e, em 2018, também ocorreu na capital paranaense.

Fonte: Curitiba.

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top