skip to Main Content

CINQ Technologies participa de Encontro de Inovação organizado pela Rumo e Leap (KPMG)

O evento discutiu inovação aberta, estratégia para startups e transformação digital

No dia 31 de outubro de 2018, a empresa global de TI, CINQ Technologies,participou de talk no Distrito Spark sobre Inovação, por meio do seu Sócio Fundador, Carlos Alberto Jayme, o qual contou sobre a sua trajetória profissional e levou dicas de inovação para as startups e da Coordenadora de Marketing e Inovação, Nôga Simões, que realizou um CINQ TECH Share sobre intercâmbio de estudo e negócios que realizou em julho deste ano na Universityof La Verne (California).

O 4ºEncontro de Inovação organizado pela Rumo e Leapfoi mediado por KenjiSetogutti, responsável por Open innovation na Rumo, além de contar com o lançamento do Programa Leap, resultante da parceria Distrito Spark e KPMG, uma plataforma de inovação para startups, comunidades, corporações e investidores, a qual foi apresentada por Helena Merck (Community Manager do Distrito Spark – Curitiba PR) e Aldo Cardoso Macri (SrManager da KPMG).

RúbioPotzmann, Diretor de Tecnologia da Rumo, fez a abertura do evento apresentando acerca da transformação digital que vem acontecendo na empresa. A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotivas e 25.000 vagões.

Jayme, por sua vez, apresentou acerca da sua trajetória profissional e da jornada de inovação da CINQ, explicando sobre a filosofia BSDL (Business Solution Design Lab), resultante da combinação de tecnologias disruptivas aplicadas a desafios empresariais, a qual é utilizada no CINQ LAB (laboratório de inovação da CINQ), que utilizaMachine Learning, IoT, Softwares Embarcados e Blockchain, por exemplo, para inovar dentro de empresas nacionais e internacionais.

Nôga fez algumas provocações com relação ao formato de planejamento estratégico convencional e estimulou os presentes a utilizarem conceitos da psicologia comportamental para projetarem soluções para o hábito das pessoas. Também apresentou a matriz de estratégia para startups (propriedade intelectual, arquitetural, cadeia de valor e disrupção) e citou um pouco do que podemos aprender com a Tesla com relação a transformação digital e pensamento disruptivo. O encontro terminou com a citação de ElonMusk, da Tesla: “Eu estou interessado em coisas que mudem o mundo ou que afetem o futuro e maravilhosas novas tecnologias onde você vê e diz: Wow, como você fez isso acontecer mesmo?”

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top