skip to Main Content

CEDES | Audiência Pública debate automação e reflexos na empregabilidade

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDE) da Câmara dos Deputados realizou, na última quinta (7) o seminário que discutiu o a automação e os impactos na empregabilidade. O encontro foi presidido pelo deputado Hélio Lopes (PL/RJ), membro do CEDES.

Participaram como convidados Aguinaldo Nogueira Maciente, (OIT), Luiz Claudio Kubota (IPEA) e Gilson Geraldino da Silva Junior (UFSC). Em largos termos, os participantes concordaram sobre o impacto moderado das tecnologias de IA e frisaram a importância de políticas públicas para a diminuição das desigualdades advindas do processo de automação.

Entre os argumentos de destaque, Maciante analisou a variação do impacto segundo a natureza do trabalho, o nível de desenvolvimento da sociedade e o gênero dos trabalhadores. Kubota destacou o processo gradual de incorporação de novas tecnologias, que afasta seu caráter disruptivo e imediata no país. Geraldino, por fim, reivindicou a necessidade de maiores investimentos em pesquisas, sobretudo em universidades e institutos federais.

 

Clique aqui e acesse o relatório do seminário.


Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro

Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 15/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 8 a 12 de abril.
Continue lendo
Back To Top