skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

MCTI | Planejamento Estratégico 2024-2027

Destacamos a publicação no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (08) da Portaria nº 9.240/2025 do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que institui o Planejamento Estratégico do MCTI para o período de 2024 a 2027.

A norma define diretrizes, objetivos e instrumentos de gestão estratégica com foco no fortalecimento da capacidade científica, tecnológica e de inovação nacional, em bases soberanas e sustentáveis.

O PLANO ESTRATÉGICO

O Planejamento Estratégico do MCTI (PEI-MCTI) está estruturado em torno de:

  • Missão: Impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio da ciência, tecnologia e inovação;
  • Visão: Tornar o Brasil referência global em desenvolvimento justo, soberano e sustentável; e
  • Valores: Estratégia nacional, compromisso público, ética, transparência, cooperação, transformação e eficiência.

Dos objetivos estratégicos:

  1. Resultados Finalísticos

  • Objetivo 1: Recuperar, expandir e consolidar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Objetivo 2: Apoiar a inovação nas empresas e promover a industrialização em novas bases tecnológicas;
  • Objetivo 3: Impulsionar projetos estratégicos para a soberania nacional; e
  • Objetivo 4: Fomentar o desenvolvimento social por meio da ciência, tecnologia e inovação.

  1. Fortalecimento da Gestão
  • Objetivo 5: Reforçar a governança e gestão com foco em resultados;
  • Objetivo 6: Consolidar as relações internacionais e comunicação institucional; e
  • Objetivo 7: Aprimorar a governança jurídica e os mecanismos de controle.

  1. Aprimoramento do Suporte
  • Objetivo 8: Desenvolver competências e valorizar a força de trabalho;
  • Objetivo 9: Garantir qualidade e segurança nas soluções de TI, infraestrutura e patrimônio; e
  • Objetivo 10: Aprimorar a gestão financeira com foco na eficiência e transparência.

A Portaria também estabelece que:

  • Secretaria Executiva (SEXEC) coordenará a estruturação do PEI com suporte da Assessoria de Estratégia e Governança (ASEST);
  • monitoramento, avaliação e revisão do PEI serão feitos por meio de relatórios anuais, submetidos ao Comitê Interno de Governança (CIG);
  • As Unidades de Pesquisa, Secretarias e demais unidades supervisionadas pelo MCTI deverão alinhar suas ações ao planejamento; e
  • Há previsão de revisão anual do PEI, conforme necessidade e mudanças de contexto.

Clique aqui e acesse o anexo da portaria.

Atenciosamente

Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro

Adriano Krzyuy – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Reforma Tributária l Receita e CGIBS oficializam documentação técnica do IBS e da CBS

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
Foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União o Ato Técnico Conjunto nº 1/2026, da Receita Federal e do Comitê Gestor IBS, que aprova novas versões e ratifica documentações técnicas anteriormente disponibilizadas para a adaptação dos documentos fiscais eletrônicos ao IBS e à CBS.
Continue lendo

PL 1746/2015 – Vedação de coleta dados de crianças e adolescentes com propósito de marketing | CPASF: Apresentado Parecer

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
A deputada Silvia Cristina (PP/RO), apresentou parecer pela aprovação com substitutivo ao PL 1746/2015 no âmbito da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.
Continue lendo
Back To Top