skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

Data Centers | Governo avança no estudo de regime especial para atrair investimentos no país

O governo federal vem avançando nas discussões para instituir um Regime Especial Tributário com foco no incentivo à infraestrutura de data centers no Brasil. A medida, em estudo desde o ano passado, integra uma estratégia para transformar o país em um hub digital da América Latina, acompanhando o crescimento global da demanda por computação em nuvem e inteligência artificial.

A iniciativa está sendo construída em diálogo com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Fazenda (MFaz), e poderá resultar na edição de uma Medida Provisória, cuja publicação é cogitada para ocorrer ainda na primeira quinzena de maio.

Destaca-se que, durante missão oficial aos Estados Unidos e México, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem apresentado a proposta a executivos de grandes empresas de tecnologia como Amazon Web Services (AWS), Google e NVIDIA. Em paralelo, o ministro também se reuniu com o secretário do Tesouro dos EUA para tratar de investimentos estratégicos e reforçar o interesse brasileiro na atração de projetos na área de tecnologia, energia verde e minerais críticos.

Segundo projeções, o setor de data centers poderá movimentar até R$ 2 trilhões em investimentos no Brasil ao longo dos próximos 10 anos, caso o regime especial seja efetivamente implantado.

O REGIME ESPECIAL EM DISCUSSÃO

Embora o texto final ainda não tenha sido oficialmente divulgado, as discussões preliminares indicam que o regime poderá contemplar:

Possíveis habilitados:

  • Empresas que prestam serviços de armazenamentoprocessamentotratamento e transmissão de dados; e
  • Vedação à participação de empresas optantes pelo Simples Nacional.

Incentivos fiscais previstos:

  • Redução a zero das alíquotas de PIS/PASEPCofinsIPI e Imposto de Importação para bens essenciais;
  • Vigência de 1 ano para o mercado interno (a partir de 2026) e de 5 anos para importações sem similar nacional; e
  • Benefícios aplicáveis a servidoressistemas de refrigeração e componentes críticos.

Equipamentos contemplados:

  • Servidores de alta capacidade;
  • Componentes especializados (GPUsCPUsNPUsFPGAs); e
  • Sistemas de armazenamento e infraestrutura de missão crítica.

Requisitos de sustentabilidade e boas práticas:

  • Uso de energia renovável;
  • Equipamentos com alta eficiência energética e consumo hídrico reduzido;
  • Compromisso com práticas de circularidade e neutralidade de carbono; e
  • Adoção de governança ESG certificada.

Contrapartidas estratégicas:

  • Oferta de 10% da capacidade dos data centers ao mercado doméstico (empresas, pesquisa, universidades e políticas públicas), ou 5% em caso de doação; e
  • Contribuição de 2% da receita operacional ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), para fomento à inovação em tecnologias de data centers.

 

 

PRÓXIMOS PASSOS

O governo segue avaliando os ajustes técnicos e econômicos necessários. A efetivação do regime especial depende:

  • Da conclusão dos estudos interministeriais;
  • Da edição da Medida Provisória (MP); e
  • E da regulamentação específica detalhando a concessão de benefícios e exigências.

O movimento integra a agenda de modernização industrial e digital, voltada à atração de investimentos estratégicos e ao fortalecimento da infraestrutura tecnológica nacional.

Atenciosamente

Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro

Adriano Krzyuy – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Câmara dos Deputados 2026 – Eleitos Presidentes das Comissões e Definidas Lideranças Partidárias

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
Foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria SEB/MEC nº 130, de 9 de abril de 2026 que estabelece os critérios para o repasse de recursos financeiros às escolas públicas de educação básica no âmbito da Política de Inovação Educação Conectada no ano de 2026.
Continue lendo

Newsletter Foco no Planalto – Edição 16.2026

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 20 a 24 de abril de 2026.
Continue lendo
Back To Top