skip to Main Content

Novo Parque Tecnológico da UTFPR em Medianeira será um dos maiores polos socioeconômicos da região

Empreendimento poderá receber até 50 empresas que, unidas em um único ecossistema, colocam o oeste do Paraná em evidência. Parque será inaugurado no dia 24

A cidade de Medianeira, no oeste paranaense, inaugura, no dia 24, o primeiro Parque Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O empreendimento será o primeiro dos 13 campos da instituição existentes no estado neste formato e unirá empresas privadas num mesmo ambiente em prol da pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, focados em inovação na prática..

Para o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Lucas Ribeiro, a implantação do Parque significa valorizar as ideias que nascem pequenas, mas com potencial, e que podem fazer a diferença. Ele ressalta que o setor de tecnologia é um dos expoentes nacionais e que a vinda de novas empresas e profissionais é garantia de desenvolvimento. “Como entidade, colocamos a Assespro-PR à disposição do Parque. Parabenizamos o campus pela imensa conquista. Só posso dizer que a tecnologia é um caminho sem volta e um passo ao futuro”.

O prefeito de Medianeira, Antonio França, lembra que o município, por conta da Universidade, recebe estudantes de todo o país; logo, o Parque significa acolher as grandes ideias que despontam na academia, viabilizando projetos. “Além de oportunizar o desenvolvimento local com a geração de emprego e renda, o Parque estará produzindo soluções para questões e/ou demandas globais”, destaca. “O Parque Tecnológico é uma extensão que proporcionará meios e condições para a pesquisa, desenvolvimento e produção de tecnologia. Por isso, a nossa expectativa é muito grande. Estamos certos de que o nosso município será referência também na produção de tecnologia e, enquanto meio público, faremos todo o possível para contribuir”, complementa França.

Com 100 mil metros quadrados, o empreendimento poderá receber, em média, até 50 empresas. Com unidade de negócios, o Parque em pleno funcionamento será o terceiro maior polo socioeconômico regional, ficando atrás apenas de duas grandes cooperativas agroindustriais (ambas da cidade), cujo faturamento é estimado em mais de R$ 10 bilhões/ano. Poderão se instalar no Parque empresas iniciantes e quem já está em atuação. O espaço terá, ainda, laboratório de inovação e barracões para acolher as empresas maiores. A equipe da SWA Sistemas Acadêmicos, por exemplo, quer transformar o Parque em sua “casa”.

CEO da SWA, Leandro Scalabrin, terá no Parque a oportunidade de acelerar o crescimento da empresa

“O Parque é o ambiente perfeito para acelerar o nosso desenvolvimento. Eu acredito que esse ambiente, onde entra a parte acadêmica, é um passo para aproximar essa área com a empresarial. É uma solução enorme neste sentido”, conta o CEO, Leandro Scalabrin. A SWA nasceu em 2006, dentro da UTFPR. “Passamos pela incubadora e, agora, como egresso, estamos voltando ao Parque para implementar o processo de crescimento e expansão. Estamos voltando para um hangar com mais de 600 metros quadrados. Fui aluno da instituição, voltei como professor, saí da docência e agora empreendedor. O ambiente de inovação é o que nos motiva ao retorno”, conta.

As empresas têm um tempo longo de permanência no Parque até deixá-lo. A primeira concessão é de 20 anos, renovados por mais 20. Além de saírem preparadas para o mercado de tecnologia, enquanto “filhas” do empreendimento, mudam a realidade da comunidade. Esta é a visão que tem do espaço Flávio Feix, diretor-geral do campus UTFPR em Medianeira e do diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Antônio Luiz Baú. “A existência do Parque é dar oportunidade e ser um espaço gerador de conhecimento e de tecnologia, que vai trazer benefícios para as pessoas de modo geral. Isso, não só para a cidade, mas para toda a região”, diz Feix. “São novas vagas de trabalho, tanto para os graduados da Universidade quanto para outros profissionais e empresas. É a promoção da transferência de conhecimento, geração de novos produtos e serviços. É algo complexo, mas que culmina para o desenvolvimento econômico regional”, finaliza.

No mesmo viés, a secretária do Desenvolvimento Econômico de Medianeira entende que o Parque estabelece uma nova linguagem em desenvolvimento econômico e sustentável. “Mas, principalmente, para trazer negócios mais qualificados. Teremos não apenas as empresas de tecnologia, mas todas as outras ligadas a este tipo de desenvolvimento econômico visando a sustentabilidade e trazendo para o cotidiano da região as questões da inovação em todos os sentidos”, avalia Márcia Hanzen.

O Parque Científico e Tecnológico contemplará Hotel Tecnológico, Incubadora e, finalmente, a Aceleração e Expansão das Empresas. E quando se fala em inovação, não se trata exclusivamente de empresas de tecnologia. “Acontece muito mais no varejo, pode ser algo muito simples, como mudar a forma de atender, de fazer uma vitrine, de cumprimentar o cliente de maneira mais acolhedora. E as empresas de tecnologia devem ser parte do processo, e não todo o processo. Porque a demanda não está na empresa de tecnologia, mas numa joalheria ou numa loja de calçados”, comenta Scalabrin.

Do espaço, 4.500 m² são de obras já edificadas, além dos terrenos disponíveis para as empresas que desejam construir. O aporte é do Governo Federal (já foram investidos na estrutura mais de R$ 5 milhões). O Parque fica na avenida 24 de outubro, s/nº, na BR 277, km 671.

SOLENIDADE

O Parque Científico e Tecnológico de Medianeira será inaugurado no dia 24, às 10 horas. Por conta da pandemia da Covid-19, a presença à solenidade será limitada a um pequeno número de participantes. Mas a comunidade poderá acompanhar o momento oficial por meio do canal: https://www.youtube.com/watch?v=eK27Pb

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 10/2025

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 10 a 14 de março.
Continue lendo
Back To Top