skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

TSE pretende publicar código-fonte da urna eletrônica na internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmou que existe um planejamento para divulgar os códigos do sistema da urna eletrônica na internet. O comentário foi realizado por Rodrigo Coimbra, chefe da seção de voto informatizado, durante evento de cibersegurança em São Paulo na última quarta-feira (19).

Segundo a Folha, contudo, Coimbra adicionou que ainda não é possível estipular uma data para que isso aconteça: “A gente está na fase inicial de analisar a viabilidade. Estamos trabalhando para permitir isso”, afirmou.

A ideia da inspeção livre sobre o código de urna eletrônica é algo que a comunidade de segurança busca há um bom tempo. É válido notar que um dos expoentes na busca de vulnerabilidades nas urnas, o professor Diego Aranha, também estava participando do debate no evento Mind The Sec, em São Paulo.

O código-fonte da urna disponibilizado na internet permitiria que os cidadãos entendessem melhor como funciona a programação do sistema. Atualmente, um dos principais pontos sobre a transparência do Tribunal Superior Eleitoral se encontra na auditoria — você saberá mais sobre isso em breve aqui no TecMundo.

O TSE ainda analisa certos pontos para possibilitar a publicação do código na internet. Entre elas, estão questões legais, “como a disponibilização de porções do código originalmente fornecidas por empresas privadas e que talvez não possam ser abertas ao público”, escreve a Folha.

Veja também:

Reforma Tributária l Receita e CGIBS oficializam documentação técnica do IBS e da CBS

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
Foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União o Ato Técnico Conjunto nº 1/2026, da Receita Federal e do Comitê Gestor IBS, que aprova novas versões e ratifica documentações técnicas anteriormente disponibilizadas para a adaptação dos documentos fiscais eletrônicos ao IBS e à CBS.
Continue lendo

PL 1746/2015 – Vedação de coleta dados de crianças e adolescentes com propósito de marketing | CPASF: Apresentado Parecer

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
A deputada Silvia Cristina (PP/RO), apresentou parecer pela aprovação com substitutivo ao PL 1746/2015 no âmbito da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.
Continue lendo
Back To Top