skip to Main Content

Suecos se movimentam para emplacar 5G do país no Brasil

A Suécia está se movimentando para que o 5G do seu país seja lembrado como uma das alternativas para o Brasil implantar o sistema por aqui. E eles avaliam ter vantagens competitivas sobre as concorrentes. Atualmente, há 4 empresas que dominam a tecnologia: a chinesa Huawei, a coreana Samsung, a finlandesa Nokia e a sueca Ericsson.

A embaixadora sueca no Brasil, Johanna Brismar Skoog, está organizando um evento de inovação para, em suas palavras, fortalecer os elos entre brasileiros e suecos. Um dos pontos a serem abordados será justamente o 5G do país. O evento chama-se Semanas de Inovação Suécia-Brasil 2020 e o calendário pode ser acessado aqui

“A Ericsson é amplamente conhecida no país. É praticamente uma empresa brasileira, e conquistou quase metade do seu mercado”, lembra.

O governo está prestes a escolher o modelo, e a chinesa Huawei faz lobby a favor do sistema que produz. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, é crítico aos chineses e deve optar por uma outra alternativa.

Johanna destacou, em entrevista ao Poder360, a compra dos caças Gripen pelas Forças Armadas como fato que reforçou o elo entre os 2 países. “Não se trata apenas de comércio, queremos reforçar elos”, disse.

Além do 5G, outra área estratégica que os suecos pretendem ampliar as trocas com o Brasil é na área de biogás. Representantes da Scania, outra empresa sueca, batalham para uma mudança na legislação brasileira que permita o uso de ônibus movidos ao biocombustível nas cidades.

Produzimos esses ônibus no Brasil e exportamos para a Colômbia. Estamos prontos para suprir uma demanda“, afirmou.

AMAZÔNIA

Johanna acompanhou o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) em viagem à Amazônia. Ao lado de outros 11 representantes da diplomacia externa, ela acompanhou oficiais do governo em viagem destinada a melhorar a imagem do tratamento que o governo dá para o bioma.

Ela disse que continua preocupada, mas que ficou satisfeita em perceber que o governo tem noção do tamanho do desafio. “O que foi interessante foi ter clareza que o governo brasileiro está consciente da magnitude do problema. E é bom saber que eles sabem a dimensão do desafio que tem que ser abordado”, disse.

Fonte: Poder360

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top