skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

Soberania e impulso tecnológico devem pautar desenvolvimento de IA no Brasil, avalia diretora do MDIC

Audiência na Câmara dos Deputados debate perspectivas e impactos das novas tecnologias na competitividade nacional

O desenvolvimento da Inteligência Artificial no Brasil deve levar em conta a soberania nacional de produção e armazenamento de dados, com apoio às cadeias produtivas locais, adensamento tecnológico, geração de valor e promoção de postos qualificados de trabalho.

A avaliação foi feita pela diretora de Transformação Digital e Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDCI), Cristiane Rauen, em audiência pública na Comissão Especial da Câmara dos Deputados que debate o projeto de Lei regulamentador da IA no Brasil, na terça-feira (12/8).

“No Brasil, precisamos de um modelo que privilegie nossas escolhas como nação soberana, que quer participar do processo de desenvolvimento dessa tecnologia para não depender de importação de equipamentos e dos modelos de IA”, disse a diretora. Ela defendeu ainda um modelo de regulação que leve em conta os riscos relacionados às aplicações de IA.

Além do MDIC, participaram da audiência a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A íntegra da audiência pode ser vista aqui

Fonte: Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Veja também:

PL 4/2025 – Reforma do Código Civil | CTCIVIL: 16ª Audiência Pública – Direito das Coisas e Direito Empresarial

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
A Comissão Temporária para Examinar o PL 4/2025 realizou a terceira audiência pública dedicada aos temas de Direito das Coisas e Direito Empresarial, sob condução da senadora Tereza Cristina (PP/MS).
Continue lendo

Newsletter Foco no Planalto – Edição 20.2026

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 18 a 22 de maio de 2026.
Continue lendo
Back To Top