skip to Main Content

Semicondutores | Câmara promove audiência para discutir a indústria brasileira

As Comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) e de Desenvolvimento Econômico (CDE) realizaram audiência pública conjunta, na Câmara dos Deputados, para discutir a importância da indústria de semicondutores no Brasil. O encontro foi conduzido pelo deputado Vitor Lippi (PSDB/SP), autor dos requerimentos de convocação da audiência.

Na reunião, houve ampla concordância quanto a necessidade de tratar do tema de forma estratégica, com investimentos, políticas de longo prazo e cooperação entre setores público e privado para fortalecimento do setor e reduzir a dependência brasileira de tecnologias importadas.

Dentre as falas das autoridades, Henrique Miguel, secretário de Ciência e Tecnologia Digital do MCTI, defendeu que sem o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS) o Brasil teria chances quase nulas de atrair investimentos. Já Luiz Giesteira, diretor da Indústria de Alta Complexidade do MDIC, concorda com as políticas estratégicas para fomento ao setor, mas é cético quanto aos seus resultados sem que o Brasil deixe de depender da importação de hardware. Complementarmente, Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial do MDIC, anunciou que a pasta trabalha em uma Medida Provisória, a ser publicada até novembro, com foco no aprimoramento dos incentivos aos setores de semicondutores e equipamentos fotovoltaicos.

 

Clique aqui e acesse a íntegra do relatório da audiência

 

Atenciosamente,

 

Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro
Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top