Saúde Digital | Implementados novos contratos para 2023

Informamos que o Ministério da Saúde assinou quatro novos contratos para evolução da saúde digital em 2023. Os contratos servem para estabelecer parcerias de backup avançado, infraestrutura de nuvem para Rede Nacional de dados e tecnologia de desenvolvimento de sistemas no âmbito do Departamento de Informática do SUS (Datasus).
AVANÇOS
Os novos contratos possibilitarão, de acordo com o Ministério, a redução de 60% dos custos da pasta, aproveitando melhorias já instaladas ao passo que também inclui novos aprimoramentos. A proposta traz proteção a informações da saúde, amplia a rotina de backups e aumenta a capacidade do Datasus.
Dentre as melhorias estabelecidas, está a instalação de nova infraestrutura em nuvem na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). A Rede foi formada em 2020 como apoio ao combate à pandemia de Covid-19 e já está em sua segunda versão.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DIGITAL
As ações vão em consonância à Estratégia de Saúde Digital do Ministério da Saúde, plano de 8 anos (2020-2028) que busca servir como instrumento de informações oportunas e precisas nas tomadas de decisões para o cenário da pandemia do novo coronavírus, estabelecida como repositório nacional de dados da pandemia e permitindo o compartilhamento de informações de saúde em geral e promover os esforços de estados, municípios e saúde suplementar, sendo responsável inclusive pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação de Covid-19.
O plano foi montado baseado nos ideais da Estratégia E-Saúde, de 2017, que estabeleceu as visões de saúde digital no Brasil, assim como os mecanismos contributivos para a incorporação em alinhamento às diretrizes e princípios do SUS e a política brasileira de governo eletrônico.
Dentre os objetivos levantados no documento estão:
- Redução da fragmentação das iniciativas de estratégia da Saúde Digital no SUS e aprimorar a governança da estratégia;
- Fortalecimento da intersetorialidade de governança de estratégia da Saúde Digital;
- Elaboração do marco legal de estratégia da Saúde Digital no País;
- Definição e implantação de arquitetura para a estratégia da Saúde Digital;
- Definição e implantação de sistemas e serviços de estratégia da Saúde Digital;
- Disponibilização de serviços de infraestrutura computacional;
- Criação de arquitetura de referência para sustentação dos serviços de infraestrutura;
- Criação de certificação em estratégia da Saúde Digital para trabalhadores do SUS; e
- Promoção da facilitação do acesso à informação em saúde para a população.
Atenciosamente,
Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro
Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR