skip to Main Content

Relações Brasil-China | Pauta e anúncios das agendas de junho

No início deste mês, uma comitiva brasileira, liderada pelo vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Comércio, Serviços e Indústria, Geraldo Alckmin, esteve na China para participar da VII Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação (COSBAN).

O colegiado, que reúne a cada dois anos, visa ampliar a interação entre as nações, ambiente em que o governo brasileiro também procurou divulgar o novo PAC, visando atrair investimentos que viabilizem a execução das obras planejadas.

Os encontros, que culminaram com uma reunião de Alckmin com o presidente chines, Xi Jinping, está alinhado com a agenda do governo brasileiro de maior integração Sul-Sul.

O documento anexo apresenta, de maneira sintética, tanto a pauta prevista como alguns dos avanços obtidos, dos quais se destacam os Memorandos de Entendimento (MoU) relativos à investimentos (i) para a indústria de alta tecnologia – como o desenvolvimento e a produção de medicamentos e equipamentos médicos; TI, economia digital, biotecnologia, tecnologias verdes, nanotecnologia, setor aeroespacial e comunicação –; e (ii) para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Ao total, foram anunciados mais de R$ 24,6 bilhões em financiamentos para projetos no Brasil, dos quais R$ 5,7 bilhões, do New Development Bank (NDB), o banco do Brics – liderado por Dilma Rousseff – devem ser orientados às necessidades do RS.

Atenciosamente


Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro

Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

PL 2838/2022 – Taxonomia Ambiental e Social | CDE: Designado Relator

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos que tramita na Comissão de Desenvolvimento Econômico o PL 2838/2022 sob a relatoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS).
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de julho de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de julho de 2024.
Continue lendo
Back To Top