skip to Main Content

Qualidade dos Serviços de Telecomunicações e Internet | CDC & CCOM debatem tema em audiência pública

Na última quarta-feira (23), foi realizada audiência pública conjunta nas Comissões de Defesa do Consumidor (CDC) e de Comunicações (CCOM) da Câmara dos Deputados, com o objetivo de discutir a qualidade dos serviços de telefonia e internet no Brasil.

Estiveram presentes representantes da Senacon, da Anatel, da Conexis Brasil, das operadoras Vivo, Claro, Oi e TIM, da Algar Telecom, do IRIS e do IBEB.

As discussões ressaltaram vários pontos:

  • Qualidade e reclamações: embora tenha ocorrido uma redução no número de reclamações em comparação ao passado, ainda há preocupações sobre cobranças indevidas, oferta não cumprida, funcionamento inadequado dos serviços e falta de atendimento adequado nos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC);
  • Novo regulamento da Anatel: em implementação, foi criado para avaliar a qualidade dos serviços de telecomunicações, incluindo medições técnicas e pesquisas de satisfação dos consumidores. Esse regulamento visa criar um selo de qualidade que abrange diferentes aspectos da qualidade dos serviços;
  • Desafios na cobertura: foram apontados desafios relacionados à cobertura, incluindo a expansão para áreas não atendidas, a expansão do 5G e a infraestrutura insuficiente em alguns municípios. Também foram discutidos problemas de roubo e furto de cabos e equipamentos, que afetam a qualidade dos serviços;
  • Inclusão digital: foi destacada a importância da inclusão digital para a população, especialmente em áreas mais vulneráveis, que poderia ser elevada a direito fundamental e passa pela discussão de práticas como a franquia de dados. Nesse sentido, foram mencionadas propostas legislativas relevantes, como a PEC 47/2021 (define inclusão digital como direito fundamental) e o PL 1938/2022 (Institui a Política de Inclusão Digital nos Municípios).

 

Foi sugerida a criação de uma comissão externa para realizar visitas técnicas em estados com maiores problemas na qualidade dos serviços.

 

Clique aqui e acesse a íntegra do relatório da audiência.

 

Atenciosamente,

 

Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro
Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top