skip to Main Content

Projeto propõe uso do Fust para EAD na rede pública de ensino

Os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), que hoje somam cerca de R$ 22 bilhões, poderão ser usados para o desenvolvimento da Educação à Distância (EAD) na rede pública de educação básica durante a pandemia ocasionada pelo coronavírus (covid-19). Essa é a proposta do PL 2.599/2020, do senador Confúcio Moura (MDB-RO), apresentado na última quarta-feira, 13.

Além de desenvolver a EAD na rede pública, a proposta de Moura prevê ainda a utilização dos recursos para a compra de equipamentos e aquisição de serviços de acesso à Internet. Os projetos que receberão os recursos serão avaliados e escolhidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O texto de Confúcio Moura permite também que os projetos sejam executados de maneira descentralizada, desde que sejam firmados instrumentos entre a União, estados e municípios.

À Rádio Senado, o senador disse que com as adaptações ocasionadas pelo cancelamento das aulas presenciais para garantir o isolamento social, muitos professores estão fazendo malabarismos para elaborar conteúdos e ministrar aulas à distância. “A situação das escolas, somada aos alunos em casa, faz com que os professores ‘se virem nos 30’ para improvisar aulas e produzir aulas, criando jeitos remotos para oferecer aos alunos alguns conteúdos por meio da Internet”, diz o senador.

Custo dos serviços

Moura pontua ainda dois outros problemas: o custo dos serviços de telecomunicações e computadores. “Sobretudo nas redes públicas de ensino, muito estudantes ainda não têm acesso aos conteúdos disponibilizados por meio da Internet. Duas razões sobressaem. Tanto o alto custo dos serviços de telecomunicações, quanto o preço elevado de computadores e aparelhos celulares do tipo smartphone inviabilizam o acesso a essas tecnologias por parte significativa dos alunos da rede pública. Consequentemente, ficam impedidos de assistir aos conteúdos educacionais oferecidos por sua instituição de ensino”, avalia o senador.

Fonte: teletime

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 15/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 8 a 12 de abril.
Continue lendo
Back To Top