skip to Main Content

Na celebração de seus 40 anos, Assespro-PR encerra ano com planos estratégicos para 2023 e foco no fomento ao ecossistema de inovação

Aproximação com ACATE, posse da primeira presidente mulher para próxima gestão e crescimento de 76% no número de associados, finalizam mandato assinado por Lucas Ribeiro

O ano de 2022 retoma o ritmo de vida “normal”, conceito redesenhado após a pandemia da covid-19 e que impôs um ritmo completamente diferente para o mundo. A tecnologia, fundamental para manter a rotina no período de isolamento, é o que segue movendo a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR).

Cartilha de Inovação, Assespro Lab, Happy Tech, formação do Conselho das Mulheres e a eleição da primeira presidente mulher para a próxima gestão, são apenas alguns dos dados e eventos que marcam o balanço divulgado por Lucas Ribeiro e atual diretoria ao fim de mais um mandato.

“Os desafios foram gigantes. Vivemos uma gestão de pandemia, com falta de recursos, com portas que tiveram risco de fechar. Focamos, com trabalho duro, nos empresários pequenos, nos donos de startups, acreditando que o setor de tecnologia é fundamental, como se mostrou ser na pandemia especialmente, e tanto tem para crescer”, assinala Ribeiro.

Conforme o presidente, as ações desenvolvidas no biênio foram justamente no tom de serem assertivas, resolvendo gargalos e trazendo soluções práticas e duradouras. Deu certo. Em dois anos – e em dois anos difíceis – a Assespro teve um salto de, aproximadamente, 76% no quadro de associados. O time encontra crescimento no caixa superior a 15%. “Nossa meta era intensificar o trabalho com o intuito de enfrentar os desafios da área de inovação”, pontua o presidente.

“Nossa meta era intensificar o trabalho com o intuito de enfrentar os desafios da área de inovação”, pontua o presidente.

A exemplo dessa proposta de intensificação, destaque para a manutenção do Café com o Presidente, iniciativa que aproxima conversas e associados, na troca de experiências e rumos para o setor. Ainda, a gestão retomou eventos presencias, como as duas edições do Happy Tech, realizadas em agosto e em outubro, para empresários e, posteriormente, para estudantes de TI, públicos que lotaram o Armazém Garagem Bar, pub que serviu de palco para networking na capital do estado.

As parcerias foram fundamentais durante os dois últimos anos. Nasceu delas, por exemplo, a Cartilha de Inovação, batizada oficialmente como “Soluções Paranaenses de Tecnologia para Cidades Inteligentes”, fruto de uma aliança da Assespro com a Superintendência Geral de Inovação (SGI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

No mesmo sentido, o 1º DemoDay Assespro Lab, fruto de uma aliança com a 9weeklabs e Inovalab Hub, foi executado. Os participantes e finalistas aprenderam a defender e vender seus negócios, bem como organizá-los melhor. A edição 2022 do programa teve o dobro de participantes, entre eles, empresas com mais de duas décadas de atuação no mercado, e contou ainda com a inscrição de uma fintech canadense.

Foi importante ainda a realização do DevTalk, evento realizado para desenvolvedores, “onde pudemos tirar dúvidas, praticar, perguntar, colocar situações que se vivem no cotidiano para que todos pudéssemos sair melhores ainda”, destacou o presidente.

Disruptiva e defensora de causas mais robustas e sociais, a Assespro-PR também quebrou tabus: após 40 anos desde sua fundação, a entidade organizou, montou e deu posse ao Conselho de Mulheres em TI, preenchendo uma lacuna na entidade e colocando as mulheres em seu lugar de fala.

“Somente 18% das profissionais de TI são mulheres no Brasil. Os dados vão se dissolvendo à medida que se fala de representatividade dentro da empresa: as mulheres representam apenas 11,5% do total de conselheiros, ou seja, a cada 100 apenas 11 mulheres ocupam cargos de presidente ou vice-presidente”.

Ainda no caminho da renovação e de novos paradigmas, a gestão fechou o ano de 2022 anunciando o resultado da eleição para o próximo biênio. Josefina Gonzalez assume o posto, nunca ocupado por uma mulher. Com mais de 30 anos de atuação na área de TI, Josefina compartilha dos mesmos propósitos do seu antecessor. “Gerar negócios aos nossos associados e ao ecossistema”, resume.

Nesta nova jornada, a Assespro ganha combustível extra. Durante a confraternização de negócios pelos 40 anos da entidade realizado em dezembro, a gestão anunciou parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entidade que no estado vizinho, que congrega 36 anos de história, 1.600 empresas associadas e dez polos regionais. A união trouxe novidades para a identidade da instituição paranaense, que passa a se chamar ACATE Paraná. “Agora unidos, passamos a ter a possibilidade de criarmos polos de inovação no Paraná, acessarmos muitos benefícios, convênios e, claro, muito mais negócios. Com essa aproximação, vamos aproveitar da ACATE toda a metodologia, conhecimento, programas e ferramentas para apoiar o desenvolvimento e crescimento do ecossistema de inovação e tecnologia do Paraná”, destaca Ribeiro.

A gestão 2023/2024 começa em janeiro com uma grande e desafiadora proposta, especialmente de ordem estruturais, como o da escassez de mão de obra qualificada. Para “chegar lá”, a nova gestão segue a cartilha deixada por Ribeiro e lista três passos: profissionalizar a Assespro – agora ACATE PR – como modelo de negócio, aumentar a representatividade da entidade e expandir os polos de tecnologia e inovação no estado.

MAIS INFORMAÇÕES

Sobre a Assespro-PR: https://www.assespropr.org.br/

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top