skip to Main Content

MMA e PNUD lançam edital para selecionar instituição especialista em inovação

Até o próximo dia 07 de abril às 15h, estão abertas as inscrições para o edital que selecionará uma instituição para implementar o “Programa de Ideação”, a ser implementado no âmbito da Modalidade Inovação do Projeto Floresta+ Amazônia. A entidade selecionada será responsável por desenvolver a metodologia e por realizar o Programa de Ideação. Podem participar organizações ou consórcios de organizações que comprovadamente atuem no desenvolvimento e apoio a programas de ideação para impulsionar novas ideias e soluções com foco na conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação nativa.

O “Programa de Ideação” tem como objetivo realizar desafios de inovação e maratonas de programação (“hackathons”) para gerar soluções relacionadas às linhas temáticas da Modalidade Inovação. A instituição selecionada será responsável por organizar quatro eventos presenciais, com duração de até dois dias cada. Nos encontros, os participantes terão a oportunidade de aprimorar ideias e apresentar estratégias e soluções para a criação e consolidação do mercado de serviços ambientais e para conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação nativa. Também serão apoiadas iniciativas tecnológicas que promovam serviços básicos, criando oportunidades de integrar indivíduos em situação de maior vulnerabilidade aos sistemas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

A Modalidade Inovação tem como objetivo fomentar a criação e a consolidação do mercado de serviços ambientais e a conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação nativa, por meio do desenvolvimento de soluções e empreendimentos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda aos provedores de serviços ambientais. Os programas de ideação visam engajar uma ampla gama de atores interessados no desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam para os objetivos da modalidade, incluindo estudantes e profissionais de diversas áreas e com atenção especial para a participação de mulheres e jovens.

Ao longo de 2022, o Projeto Floresta+ Amazônia lançará editais para apoiar a originação, incubação e aceleração de negócios e estratégias que fortalecem o mercado de PSA e a conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação nativa.

Floresta+ Amazônia

O Projeto Floresta+ Amazônia recompensa quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Com o foco na estratégia de pagamentos por serviços ambientais, até 2026 a iniciativa reconhecerá o trabalho de pequenos produtores rurais e agricultores familiares, apoiará projetos de povos indígenas e de comunidades tradicionais e ações de inovação com o foco no desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. O projeto funciona por meio de quatro modalidades: Floresta+ Conservação; Floresta+ Recuperação; Floresta+ Comunidades; Floresta+ Inovação.

Para mais detalhes sobre o edital, clique aqui.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 24/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 10 a 14 de junho.
Continue lendo
Back To Top