skip to Main Content
Acompanhe-nos nas redes sociais: A Assespro-PR é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos

Mil municípios aderem ao Comprasnet após novo decreto do pregão eletrônico

Gestores de compras públicas de todo o Brasil interessados em utilizar o ComprasNet 4.0 podem fazer a solicitação de adesão ao governo federal. Desde a publicação do Decreto nº 10.024, em setembro de 2019, 1 mil municípios já passaram a utilizar o sistema. O sistema é gratuito e o maior do país na área de aquisição de bens e serviços. Detalhes sobre o processo de adesão e dúvidas frequentes a respeito da utilização do sistema foram tema de webinar promovido pelo Ministério da Economia (ME) nesta quinta-feira (16/7).

Atualmente, 2.160 municípios já estão cadastrados e aptos a utilizar a nova versão do ComprasNet. “Estamos passando por uma revolução desde a publicação do novo Decreto do Pregão. Temos recebido muitos pedidos de adesão ao sistema e por isso uma capacitação como esta é tão importante”, destacou o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert. Para fazer a adesão, basta acessar o portal de Compras Governamentais e seguir o passo a passo descrito no site.

Um dos ganhos da versão 4.0 é o tempo de tramitação e aprovação para utilização do ComprasNet – que passou de 15 para três dias. Além disso, o sistema está passando por uma reformulação que conta com o investimento de R$ 11 milhões, viabilizado por meio de parceria com o Sebrae. Entre as novidades está a implantação de novos módulos, que incluem o desenvolvimento de ferramentas mais intuitivas e de fácil operação. A expectativa é de que a participação de fornecedores de pequenas e médias empresas seja ampliada.

Também fazem parte do processo de reformulação o uso de novas tecnologias, como a aprendizagem de máquina (machine learning), que consiste na estruturação de algoritmos capazes de tomar a melhor decisão possível em uma dada situação, a partir da análise de dados.

Mais informações sobre as compras de bens e serviços do executivo federal estão acessíveis no Painel de Compras

Fonte: Ministério da Economia

Veja também:

PL 4/2025 – Reforma do Código Civil | CTCIVIL: 16ª Audiência Pública – Direito das Coisas e Direito Empresarial

Boletim Político, Comunicados do Presidente e Diretorias
A Comissão Temporária para Examinar o PL 4/2025 realizou a terceira audiência pública dedicada aos temas de Direito das Coisas e Direito Empresarial, sob condução da senadora Tereza Cristina (PP/MS).
Continue lendo

Newsletter Foco no Planalto – Edição 20.2026

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 18 a 22 de maio de 2026.
Continue lendo
Back To Top