skip to Main Content

MCTI participa de reunião na agência de inovação da Universidade Estadual de Londrina

A UEL é a instituição de ensino superior do Paraná com o maior número de patentes depositadas em 2020

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou nesta quinta-feira (7) de uma reunião na Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (AINTEC), na cidade paranaense. A comitiva do ministério foi composta pelo titular da pasta e o secretário de Empreendedorismo e Inovação. O diretor da AINTEC e pesquisadores da instituição fizeram uma apresentação das principais atividades e da estrutura da Agência, incluindo a incubadora internacional de empresas de base tecnológica, o escritório de transferência de tecnologia, o escritório de design e o escritório de propriedade intelectual.

A universidade é a instituição de ensino superior do Paraná com o maior número de patentes depositadas em 2020, a 3ª instituição de ensino superior do estado com maior número de patentes depositadas e a 19ª instituição brasileira que mais fez depósitos de pedidos de propriedade intelectual ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em 2020.

O ministro destacou a chamada FINEP/MCTI de fluxo contínuo lançada recentemente para a comercialização da propriedade intelectual que, segundo ele, vai ajudar instituições de ciência e tecnologia que possuem acervos de patentes a captar recursos. Ele ressaltou ainda a importância de recursos não-orçamentários para o financiamento da ciência e tecnologia, citando o papel cada vez maior do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) no desenvolvimento do setor, e a garantia da continuidade dos recursos oferecida pela Lei 177/21.

Representantes da UEL, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) também apresentaram dados sobre as atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico realizado pela Universidade, especialmente a estrutura de laboratórios multiusuários, que teve o apoio da FINEP/MCTI.

Fonte: MCTI

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top