skip to Main Content

Licitações | Novo calendário para o regime de transição de aplicação das legislações de compras públicas

A Senadora Tereza Cristina (PP/MS) apresentou parecer pela aprovação da Medida Provisória 1167/2023 (Prorrogação do prazo de adequação à nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos), com acolhimento das Emendas nºs 1, 4 e 12, e rejeitadas as demais, na Comissão Mista da  MPV 1167/2023.

Assim, a matéria poderá ser incluída na pauta da Comissão no início de agosto, após o recesso parlamentar.

 

EMENDAS

Emenda nº 1 estende para o dia 30 de dezembro de 2023 a data limite para a publicação de edital de certame que seja regido pela legislação anterior. O dia extra, um sábado, se alinha a prática de Estados e Municípios que publicam seus Diários Oficiais também nesse dia da semana.

Emenda nº 4 acresce dispositivo para exigir que os órgãos e entidades municipais que se valerem da aderência à ata de registro de preços, como não participantes, só poderão o fazer caso o sistema de registro de preços tenha sido formalizado.

Emenda nº 12 determina que o poder público adote providências para a adaptação e parametrização dos sistemas de informação e informática, bem como para a capacitação de servidores necessárias à aplicação da Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Além disso, obriga os poderes públicos de todas as esferas de governo a publicarem seu cronograma de adaptação à nova lei, até 31 de maio de 2023.

Observa-se que, com a sanção da Lei Complementar nº 198/2023, o prazo para a revogação da legislação anterior de licitações foi prorrogado para até 30 de dezembro de 2023.

 

Clique aqui e acesse a íntegra do parecer

 

Atenciosamente,

 

Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro
Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 15/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 8 a 12 de abril.
Continue lendo
Back To Top