skip to Main Content

Inteligência Artificial | Senado debate aspectos regulatórios e fiscalizatórios

A Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA) realizou nesta terça (24), nova audiência pública para tratar do cenário internacional, dos aspectos regulatórios e fiscalizatórios e dos sandboxes regulatórios, no contexto das Inteligências Artificiais (IA). O evento faz parte de uma sequência de audiências promovidas para debater os impactos do texto do PL 2338/2023 (regulamentação da IA). Sob presidência do senador Astronauta Marcos Pontes (PL/SP), estiveram presentes como debatedores representantes de órgãos regulatórios, da academia e de entidade ligada ao setor.

Na oportunidade, houve a defesa uníssona por um texto menos restritivo, sob pena de desestimular a inovação no Brasil. Dentre outros expositores, a diretora da ANPD, Miriam Wimmer, pontuou dispositivos no PL que já estão contemplados de alguma forma na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o que poderia acarretar na sobreposição normativa.

Disse também que uma entidade reguladora central é bem-vinda, mas é necessário que sua atuação seja coordenada com os diversos setores impactados pelas IAs, que já contam com órgãos reguladores. Em contraste, o representante da Anatel, Abraão Balbino, pontuou que um órgão novo precisa de capacidade técnica e anos de experiência para que consiga ter uma atuação efetiva, assim, a opção por um órgão central pode induzir o Brasil a perder o momento da regulação, além de atrasar o desenvolvimento e gerar uma lei ineficaz.

Já o encarregado de Proteção de Dados da Casa da Moeda, Rodrigo Ferreira, favoreceu o fomento a uma estratégia para o desenvolvimento da IA antecipando a regulação do tema, para que as pesquisas possam avançar e gerar mais insumos para a própria definição de regras.

Clique aqui e acesse o relatório  da audiência, seguindo abaixo o link para acesso à apresentação do slide disponibilizado:

Atenciosamente


Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro

Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Agenda Legislativa de 20 a 24 de maio de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 20 a 24 de maio de 2024.
Continue lendo

Newsletter Foco no Planalto – Edição 21/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 20 a 24 de maio.
Continue lendo
Back To Top