skip to Main Content

Informe | Presidentes das Comissões e Líderes Partidários da Câmara dos Deputados e Senado Federal

Câmara dos Deputados promoveu a instalação das Comissões Permanentes e a eleição de seus respectivos presidentes ao longo do mês de março. Destaca-se que, dos 30 colegiados da Câmara, apenas as presidências das Comissões de Desenvolvimento Urbano (CDU) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) não foram definidas por falta de acordo entre os partidos, especialmente por divergências no MDB.

Cumpre mencionar que, na Câmara, os presidentes de comissões têm mandatos de um ano, enquanto no Senado Federal, os mandatos são de dois anos e a última eleição ocorreu em 2023, desde então, houve apenas uma atualização, no âmbito da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), onde a senadora Soraya Thronicke (PODE/MS) foi substituída pelo senador Alan Rick (UNIÃO/AC), em razão da troca de partido da antiga presidente.

Ademais, o Senado criou em junho de 2023 três novas Comissões Permanentes: de Comunicação e Direito Digital (CCDD); de Defesa da Democracia (CDD); e de Esporte (CESP).

Nesse contexto, a Foco – Relações Governamentais encaminha Informativos com a relação dos Presidentes eleitos para as Comissões Permanentes e os perfis desses parlamentares, com destaque para as suas principais pautas anunciadas no colegiado.

Apresentamos também a relação e o perfil dos líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os quais são responsáveis pela articulação do interesse de suas legendas e pela formação, em conjunto com o Presidente de Casa, da pauta legislativa.

Clique aqui e acesse a relação e o perfil dos líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

Atenciosamente


Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro

Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Back To Top