Informativo Eleições 2022

Tendo em vista as eleições gerais que se aproximam e considerando o impacto de seus resultados na formulação de políticas públicas e no ambiente de negócios no País, a nossa consultoria legislativa, Foco Consultoria, elaborou o “Informativo Eleições 2022”, anexo, com o intuito de apresentar os principais candidatos que concorrem à Presidência da República, aos Governos estaduais e distrital, bem como ao Senado, e as informações mais relevantes sobre o cenário político, com o contexto inerente ao processo eleitoral.
A cinco dias do 1º turno, o Informativo busca apresentar a conjuntura mais consolidada até o momento, com as pesquisas de intenção de voto mais recentes. A esse respeito, vale destacar que as Eleições de 2022 têm registrado um número recorde de pesquisas realizados por institutos diversos – em contraponto à hegemonia do Datafolha e do Ibope (hoje Ipec) em pleitos anteriores – com uma média de 75 pesquisas semanais apenas ao longo dos últimos 30 dias e um total de mais de 370 pesquisas no mesmo período. Em razão dessa multiplicidade de levantamentos, os resultados também tiveram divergências significativas, o que se explica tanto pela metodologia empregada para entrevista (presencial, telefônica ou digital) quanto pelos critérios de amostragem da população: o último censo do IBGE foi realizado em 2010, o que implica dados demográficos potencialmente defasados e cuja correção estatística depende das estimativas dos institutos.
Destaca-se, por fim, que as sondagens de intenção de voto são um retrato do momento em que são realizadas e não um prognóstico fidedigno da apuração dos votos. Por outro lado, não se pode ignorar a influência que os números têm sobre o próprio eleitorado, que acaba por direcionar os votos para candidaturas melhor posicionadas e, por vezes, antecipando o chamado voto útil. Assim, o resultado efetivo das urnas pode se distanciar dos levantamentos realizados e, por essa razão, o Informativo busca oferecer um panorama mais abrangente sobre o pleito, buscando complementar as contingências das pesquisas.
Boa leitura!