skip to Main Content

Gartner Anuncia o Futuro da Força de Trabalho de Data & Analytics

Analistas discutirão as tendências e desafios da área de Data & Analytics durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de Maio, em São Paulo

Os líderes de Data & Analytics não podem mais dominar as oportunidades e os desafios atuais dos negócios digitais utilizando as competências e modelos das organizações do passado. Quem faz esse alerta é o Gartner Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. Segundo os analistas do Gartner, para obter sucesso, as companhias deveriam levar a sério o processo de reestruturação de suas estruturas e de suas equipes, buscando novas opções desenhadas para o futuro.

De acordo com a pesquisa Gartner 2018 CEO Survey, os Chief Data Officers (CDOs) frequentemente citam a falta de habilidades adequadas ou de pessoal especializado como um dos principais obstáculos internos para o sucesso. O levantamento destaca um padrão semelhante, com os entrevistados listando a “falta de talento e capacidade apropriados na força de trabalho” como os maiores inibidores do progresso dos negócios digitais. Para os executivos, os conhecimentos em Data & Analytics estão em primeiro lugar entre as habilidades relacionadas à tecnologia que os Chief Executive Officers (CEOs) mais precisarão nos próximos anos.

A crescente importância das ações de Data & Analytics tem criado novos desafios estratégicos para organizações e líderes de TI. Agora é a hora de criar uma organização com novos dados e funções analíticas adequadas para o futuro. Por isso, pesquisas e tendências sobre o tema serão apresentados durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá de 29 a 30 de maio em São Paulo. Para o Analista Sênior do Gartner, Jorgen Heizenberg, seguem os pontos que os líderes de dados e análises deveriam se concentrar ao iniciar suas jornadas para apoiar a transformação necessária para os negócios digitais de suas empresas:

 Por que os líderes de dados e análises devem repensar os papéis existentes? – O panorama da força de trabalho está mudando. Algumas funções tradicionais de TI estão sendo interrompidas por funções desempenhadas por usuários corporativos de áreas além da tecnologia. Além disso, Estão surgindo também algumas novas posições híbridas, que abrangem conhecimentos e unidades distintas, combinando diferentes habilidades de TI e negócios. O negócio algorítmico está criando novas responsabilidades para os que gerenciam e analisam as cargas de dados, exigindo diversas capacidades em áreas cada vez mais complexas, como a Inteligência Artificial (IA). A análise de dados em tempo real está em constante mudança e requer diferentes habilidades e uma mentalidade diferente. Além disso, a necessidade de políticas de governança de dados e análises está levando a uma governança mais inteligente e adaptável, resultando em mudanças necessárias nas organizações e funções relacionadas a dados e análises.

Como os líderes de dados e análises devem gerenciar um modelo organizacional híbrido e distribuído? – O uso de dados afeta toda a organização. Isso significa que não faz sentido que múltiplas e diferentes equipes – ou até mesmo uma única equipe – atue de forma centralizada para supervisionar as informações. A recomendação é estabelecer um modelo organizacional híbrido e distribuído, abrangendo todos os casos de uso de dados e análises na organização. Os CDOs são os executivos que têm a responsabilidade organizacional de promover a criação de valor a partir dos ativos de dados e com o ecossistema de dados externos. Esses especialistas devem trabalhar com o centro analítico de excelência, bem como com as equipes descentralizadas.

Os CDOs devem começar a liderar gradualmente mais estratégias de Data & Analytics, focando a criação de casos de uso estratégico de dados para experimentação, em modelos que serão ampliados em toda a empresa ao longo do tempo. Os líderes de dados devem planejar o estabelecimento ou o desenvolvimento de estratégias para gerenciar ativos de informações e fornecer insights aos negócios para melhorar a tomada de decisões e gerar valor incremental.

 Quais são os principais especialistas para Data & Analytics? – Atualmente, vários cargos são importantes para os líderes de análise de dados corporativos, com as funções do Chief Data Officer na vanguarda. Posições adicionais incluem a busca por facilitadores do trabalho orientado a dados, incluindo analistas, engenheiros e cientistas de dados, arquitetos de informações e gerentes do programa de gerenciamento de dados mestres.

 Quais novos cargos estão surgindo e quais serão importantes no futuro? – À medida que a transformação em direção a negócios digitais e algorítmicos continua, novas funções que combinam habilidades de TI e negócios surgirão. Por exemplo, quando os líderes de negócios e informações concordam em monetizar dados gerando receita ou outros benefícios financeiros, é vital contratar um gerente de produtos de informação. Outras posições que podem agregar valor são os gerentes de terceirização de dados, funções contínuas de inteligência, especialistas em domínio de negócios algorítmicos e rastreadores de negócios algorítmicos. Um especialista em dados também pode desempenhar um papel importante para recomendar para sua organização sobre novas maneiras de utilizar as informações para melhoria dos negócios.

Conferência Gartner Data & Analytics 2019

Os analistas do Gartner fornecerão pesquisas adicionais sobre as tendências de dados durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá de 29 a 30 de maio em São Paulo. Interessados em participar do evento devem contatar o Gartner pelo e-mail conferencias.brasil@gartner.com, pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800 774 1440, ou pelo site https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil.

Sobre o Gartner

Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com.

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top