skip to Main Content

Fundação Araucária investe na integração entre ciência, tecnologia e inovação

Focada na promoção de iniciativas para melhorar o desenvolvimento tecnológico e de produtos e ideias no Estado, a Fundação Araucária tem desenvolvido diversas ações voltadas ao crescimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Paraná.

Esse trabalho passa pela promoção de eventos científicos. Em 2023 foram realizadas a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Paraná Faz Ciência, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Nesses eventos, a comunidade científica e a sociedade em geral puderam identificar como e onde os recursos em CT&I são aplicados no Paraná.

Outras iniciativas relevantes nesse campo são os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação. Ao longo do ano passado, 38 dos 62 Napis apresentaram os primeiros resultados na II Semana Geral dos NAPIs, que fez parte da programação da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Esse arranjos envolvem acadêmicos e a iniciativa privada e atuam em áreas estratégicas para o desenvolvimento socioeconômico e aumento da competitividade do Paraná, como agronegócio e agricultura, energia sustentável/renovável, biotecnologia e saúde, cidades inteligentes, transformação digital, desenvolvimento sustentável e educação. Em quatro anos de existência, os Napis já receberam R$ 100 milhões para bolsas e projetos.

“A instituição se destaca cada vez mais por meio do fortalecimento de parcerias internacionais, na promoção de eventos científicos de renome regional e nacional e na assertividade de instrumentos que levaram a um retorno efetivo sobre os investimentos em pesquisa e desenvolvimento”, destaca o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

PARCERIAS – A Fundação Araucária fortaleceu em 2023 as parcerias internacionais, como nas missões para o Canadá, Japão, China, Portugal e Europa. Em julho, lançou a Escola Doutoral (ED) da Cátedra Araucária: Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS) – Eixo Capricórnio. A ED constitui uma ação de cooperação entre universidades de países situados no eixo do Trópico de Capricórnio com o objetivo de fortalecer a formação de estudantes em doutoramento. Ele promove debates em torno do desenvolvimento sustentável direcionado ao território.

A Fundação também apresentou os resultados do projeto Paraná 2040 – Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I). Fruto de dois anos de extensa pesquisa, o projeto lançou seu conjunto de achados e recomendações reunidos em uma coleção de e-books, de acesso totalmente aberto no Portal iAraucária.

As publicações apresentam planejamentos de longo prazo, no horizonte de 2040, para cada um dos nove Ecossistemas Regionais identificados pela iniciativa: Campos Gerais, Centro-Sul, Litoral, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro, Oeste, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Sudoeste.

No ano passado também foi lançada a Pesquisa Básica e Aplicada – Outubro Rosa, tendo como principal objetivo apoiar o desenvolvimento da investigação científica por pesquisadoras que foram diagnosticadas com câncer de mama. Ele estimula a produção científica, tecnológica e de inovação, por meio da concessão de apoio financeiro para a execução de projetos de pesquisa às cientistas vinculadas às Instituições de Ciência, Tecnologia e de Inovação.

Ao todo, as Chamadas Públicas e Editais de 2023 totalizam R$ 119 milhões em investimentos. Os projetos aprovados terão continuidade em 2024 e pretendem expandir projetos como as bolsas tecnológicas e ambientes promotores de inovação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Veja também:

Consulta Pública | ANATEL – Atualização das atribuições e destinações de Frequências do Brasil (2023-2024) – Prorrogado

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos a publicação da Resolução nº 846/2024 que aprova o Plano Anual de Investimentos dos Recursos Reembolsáveis do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de abril de 2024.
Continue lendo
Back To Top