skip to Main Content

Finep lança programa de incentivo a startups; 10 projetos receberão R$150 mil

Encontra-se aberto o edital para a segunda edição do Programa de Aceleração Espaço Finep, que promove o desenvolvimento de startups, por meio de capacitação, amadurecimento do plano de negócios e oportunidades de negócios. De acordo com a financiadora, 30 propostas serão selecionadas, das quais 10 vão integrar o programa. As startups que completarem todas as fases receberão o Prêmio Espaço Finep, no valor de R$ 150 mil.

Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro.

De acordo com o edital, são 15 temas disponíveis, que devem tratar de tecnologia 5G, agronegócio, cidades inteligentes, economia circular, educação, saúde, energias renováveis, segurança, biotecnologia, indústria criativa, indústria 4.0, internet das coisas, serviços financeiros, entre outros.

 

Biotecnologia é uma das 15 áreas que as empresas poderão explorar no programa da Finep.

Programa de apoio a startups será dividido em três etapas

Com duração de cinco meses, o programa contemplará três fases. Primeiro, acontecerá a chamada Proposta de Valor e Modelo de Negócios, etapa de diagnóstico do plano de negócios das empresas aceleradas em termos de oferta, posicionamento de seus produtos e serviços e de suas estratégias para atender a uma demanda específica do mercado, incluindo produção e comercialização.

A segunda etapa é a Capacitação em Marketing e Vendas,que contará com treinamento em estratégia e táticas no tema, com foco em ações no mundo físico, virtual e ações integradas, de forma a auxiliar as startups em seu processo de divulgação e comercialização.

Por fim, a terceira e última fase, denominada Inteligência de Mercado, é composta por palestras e reuniões de negócios. Essa etapa visa à identificação, a partir do conhecimento técnico e de mercado da Finep e de sua rede de relacionamentos, de potenciais demandas, ofertas, parcerias tecnológicas e comerciais, bem como clientes para as startups.

Cada etapa terá duração de 40 dias aproximadamente. Ao final, as empresas deverão apresentar uma proposta estruturada e atrativa para expor o produto ou serviço a um potencial cliente, com base nos conhecimentos adquiridos durante o processo de aceleração. Elas serão submetidas à avaliação da banca examinadora.

Fonte: Olhar Digital

Veja também:

PL 2838/2022 – Taxonomia Ambiental e Social | CDE: Designado Relator

Comunicados do Presidente e Diretorias, Serviços
Destacamos que tramita na Comissão de Desenvolvimento Econômico o PL 2838/2022 sob a relatoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS).
Continue lendo

Agenda Legislativa de 15 a 19 de julho de 2024

Agenda Legislativa, Boletim Político
Confira a Agenda Legislativa de 15 a 19 de julho de 2024.
Continue lendo
Back To Top