skip to Main Content

Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial | Federação Assespro se reúne com o MCTI para tratar da revisão da EBIA

Nesta terça (30), a Federação Assespro esteve reunida com a diretora interina do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Eliana Emediato, para tratar da revisão da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA).

Destaca-se da reunião a confirmação de que a Federação será convidada a participar dos debatesem oficina a ser realizada no final de fevereiro, junto com outras entidades do setor privado.

PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS

No encontro, a entidade destacou sua ativa participação no debate sobre a regulamentação da inteligência artificial nos últimos anos, colocando-se à disposição para apoiar o Ministério na construção de uma nova versão da EBIA.

A diretora observou que o processo de revisão foi iniciado em dezembro de 2023, com a oitiva de membros da academia que se posicionaram sobre a oportunidade dessa discussão e quais seriam os pontos a serem aperfeiçoados. A intenção é apresentar uma nova proposta em maio – prazo que pode ser prorrogado.

Nesse sentido, considerando a envergadura do desafio revisional, a intenção da pasta é organizar, no final de fevereiro – preferencialmente entre os dias 27 e 29 –, uma sequência de oficinas para ouvir diferentes partes da sociedade, inclusive a iniciativa privada. A Federação deve ser convidadaoportunamente, para apoiar essas discussões, ocasião em que serão listados temas prioritários. Nesse ponto, a equipe do MCTI destacou que contribuições sobre o tema são bem-vindas e podem ser encaminhadas a qualquer momento.

Finalmente, esclareceu que as melhorias devem alcançar:

  • a melhor identificação dos desafios a serem enfrentados pela Estratégia;
  • a reformulação dos Eixos Temáticos, de forma a contemplar de maneira adequada esses desafios;
  • a incorporação da segurança cibernética, como tema relevante;
  • a alteração das metas – consideradas pouco conectadas aos Eixos Temáticos;
  • a incorporação da perspectiva sobre o financiamento das ações; e
  • a governança da EBIA.

Informaremos novidades.

Atenciosamente


Christian Tadeu – Presidente da Federação Assespro

Josefina Gonzalez – Presidente da Assespro-PR

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 15/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 8 a 12 de abril.
Continue lendo
Back To Top